Hugo Pinto

Economista. Investigador permanente do CES desde 2016 e actualmente co-coordenador do NECES. Desde 2003 foi gestor de projectos em várias entidades de I&D em Portugal (BIC Algarve-Huelva, Universidade do Algarve, CCMAR, Universidade de Aveiro). Em 2010, Hugo Pinto foi investigador visitante no Instituto de Estudos Sociais Avançados do CSIC (Córdoba, Espanha). É actualmente membro associado do CIEO - Centro de Investigação sobre Espaço e Organizaçoes. Professor auxiliar convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Preparou com apoio da FCT, entre 2013 e 2018, um projecto individual de Pós-doutoramento no CES sobre Resiliência dos Sistemas de Inovação face à Turbulência Económica. Mestre em Economia Regional e Desenvolvimento Local e Licenciado em Economia (Universidade do Algarve), preparou tese de Doutoramento com apoio da FCT no CES-FEUC. Temas favoritos de investigação são resiliência regional, especialização inteligente, sistemas de inovação, transferência de conhecimento. Interessado na discussão da Economia enquanto ciência e a turbulência económica. Com a sua investigação de Doutoramento foi finalista do Academic Tech Transfer and Commercialization Graduate Student Literature Review Prize da AUTM - Association of University Technology Managers (2008) e vencedor do Prémio Bartolomeu (melhor comunicação de investigador jovem) da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (2012).

Nogueira, Carla; Pinto, Hugo; Marques, João Filipe (2019), "Innovative and transition potential of intentional sustainable communities: Towards an exploratory conceptual model", CIDADES, Comunidades e Territórios, 39, (Dec/2019), 155-173

Pinto, Hugo; Garofoli, Gioacchino; Reis, José (2019), "Territorial obstinacy", Regional Science Policy & Practice, 11, 6, 879-883

Pinto, Hugo; Nogueira, Carla; Domínguez-Gómez, José Andrés (2019), "Sistemas de innovación y resiliencia regional: un análisis de redes", Revista Española de Sociología, 28, 3, 35-52