Graça Capinha

gcapinha@ces.uc.pt

Graça Capinha é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC), Secção de Anglo-Americanos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e Investigadora do Centro de Estudos Sociais-Laboratório Associado (CES). É doutorada em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Coimbra. Foi directora do Instituto de Estudos Norte-Americanos, membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUC, do Conselho Científico do DLLC-FLUC e da Direcção do CES. Co-organizou e co-dirigiu vários Programas inter- e transdisciplinares de 3º ciclo, o último dos quais "Discursos: História, Cultura e Sociedade" (FLUC/FEUC/CES), em curso. Foi também responsável pela criação e a docência do 1º MOOC (Massive Open Online Course) na universidade portuguesa, intitulado "Escrita Criativa: A Outra Tradição". Tem leccionado em vários cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento no domínio da literatura inglesa e norte-americana, da poética e da poesia contemporâneas, bem como da escrita criativa e da tradução literária. Foi Investigadora Responsável dos Projectos Colectivos Novas Poéticas de Resistência: O Séc. XXI em Portugal (FCT/CES - 2011) e Emigração e Identidade (JNICT/CES - 1997), tendo participado na equipa de investigação de vários outros projectos, dentro e fora de Portugal, sobre poesia e poética, e sobre emigração. Integra, actualmente, o Grupo de Investigação "Intersexualidades/Intersexualities" do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Universidade do Porto. Entre 1991 e 1999, esteve ligada ao Poetics Program, da State University of New York (SUNY at Buffalo, EUA), aí tendo trabalhado com alguns nomes da poesia e da teoria L=A=N=G=U=A=GE . De 2001 a 2002, foi docente de Poética em vários cursos intensivos para músicos no Centro para o Estudo das Artes de Belgais, dirigido pela pianista Maria João Pires. Co-organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas da FLUC (1992-5-8-2001-4-7-10), foi também a principal responsável pela criação do Programa de Poetas em Residência da FLUC, programa que coordenou (2007-2012). Dirigiu a Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem (FLUC, Reitoria da UC e CES, 1997- 2013). Co-coordena a série Literatura e Artes da Colecção CES/Almedina. As suas publicações, dentro e fora de Portugal, centram-se na temática da poética contemporânea (sobretudo norte-americana e portuguesa), na sua relação com questões de âmbito social e político, por exemplo, as relacionadas com as identidades e a emigração.

Capinha, Graça; Keating, Clara; Lechner, Elsa; Solovova, Olga (2018), "Tessituras: da poética e da política nos espaços das migrações", e-cadernos CES, 29, 99-124

Capinha, Graça (2018), A simplicidade da última ciência: Pias, a poesia de/para um povo, in Feliciano de Mira (org.), O Cante à Moda de Pias. Coimbra: Palimage, 75-87

Capinha, Graça (2018), Prefácio a Dialéctica da Colonização, in Augusto Massi, Erwin Torralbo Gimenez, Marcus Vinicius Mazzari, Murilo Marcondes de Moura (Orgs.) (org.), Reflexão como resistência. Homenagem a Alfredo Bosi. S. Paulo, Brasil: Edições Sesc—Companhia das Letras, 152-9