Daniela Nascimento

Daniela Nascimento é doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro Europeu Inter-Universitário de Direitos Humanos e Democratização de Veneza e licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É investigadora do Centro de Estudos Sociais e professora Auxiliar no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde lecciona no primeiro ciclo de Relações Internacionais, no Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento e no Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos (com avaliação de desempenho Excelente desde a sua integração como Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra em 2010 nos triénios 2011-2013, 2014-2016). Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos críticos para a paz, reconstrução pós-conflito, direitos humanos, ação humanitária, em especial no contexto Africano e Timor Leste. Tem publicados nestas áreas capítulos em livros e artigos em revistas científicas nacionais e estrangeiras bem como participação em vários projetos de investigação com financiamento nacional e internacional. A sua mais recente publicação é o livro International Conflict Resolution and Peacebuilding Strategies. The Complexities of war and peace in the Sudans publicado pela Routledge (2017).

Nascimento, Daniela (2018), "Peace Processes and the Role of Spoilers: A Critical Assessment", International Peacekeeping, 1-3

Nascimento, Daniela (2018), A securitização da 'crise' dos refugiados e o retorno das fronteiras na Europa: que implicações na protecção dos direitos humanos?, in Fernando José Ludwig e Luciano Stremel Barros (org.), (Re)Definições das Fronteiras: Velhos e Novos Paradigmas. Foz do Iguaçu: IDESF, 15-26

Contreras, Javier Martínez; Nascimento, Daniela; Simão, Licínia (2017), "Challenges to the nation-state in the context of European integration: an overview of the tension between citizenship rights and neoliberalism", European Politics and Society, 1-16