Cecilia MacDowell Santos

Cecília MacDowell Santos é Doutorada em Sociologia pela Universidade da Califórnia-Berkeley e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e Professora Catedrática do Departamento de Sociologia da Universidade de São Francisco (USF), na Califórnia, EUA. No CES, integra o Núcleo de Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe), co-coordena o programa de doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" e leciona neste e no programa de doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI". Os seus actuais interesses de investigação centram-se em dois temas: discursos e práticas sobre violência contra mulheres e mobilização dos direitos humanos em escalas local, nacional e transnacional. No âmbito da primeira temática, tem vindo a realizar estudos sobre as relações entre o Estado, o sistema de justiça criminal e os movimentos de mulheres no Brasil, com enfoque nas leis e políticas de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres. Com relação ao segundo tema, tem realizado estudos sobre a mobilização transnacional dos direitos humanos das mulheres, dos direitos indígenas e do direito à memória política, especialmente nos contextos do Brasil e do sistema interamericano de direitos humanos. Também tem realizado estudos sobre a mobilização jurídica transnacional dos direitos humanos no contexto português e europeu. É autora de Women's Police Stations: Gender, Violence, and Justice in São Paulo, Brazil (Palgrave Macmillan, 2005); organizadora de A Mobilização Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (Edições Almedina, 2012); co-organizadora de Desarquivando a Ditadura: Memória e Justiça no Brasil (Editora Hucitec, 2009) e de Repressão e Memória Política no Contexto Ibero-Brasileiro: Estudos sobre Brasil, Guatemala, Moçambique, Peru e Portugal (Ministério da Justiça do Brasil, 2010). Tem inúmeros artigos publicados em livros e revistas internacionais peer-reviewed, incluindo Latin American Research Review, Latin American Perspectives, Cadernos PAGU, Revista Estudos Feministas, Journal of Human Rights Practice, Sur-International Journal on Human Rights, entre outras.

Santos, Cecilia MacDowell (2018), Building and Breaking Solidarity: Learning from Transnational Advocacy Networks and Struggles for Women's Human Rights, in Peter Evans and César Rodríguez-Garavito (org.), Transnational Advocacy Networks: Twenty Years of Evolving Theory and Practice. Bogotá: Ediciones Antropos, 122-135

Santos, Cecília MacDowell; Machado, Isadora Vier (2018), "Punir, Restaurar ou Transformar? Por uma Justiça Emancipatória em Casos de Violência Doméstica", Revista Brasileira de Ciências Criminais, 146, 26, 241-271

Santos, Cecília MacDowell (2018), "Mobilizing Women's Human Rights: What/Whose Knowledge Counts for Transnational Legal Mobilization?", Journal of Human Rights Practice, 10, 2, 191-211