António Casimiro Ferreira

António Casimiro Ferreira é doutorado em Sociologia do Estado e do Direito pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções de Professor Auxiliar. Investigador do Centro de Estudos Sociais é também co-coordenador científico do Programa de Doutoramento "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", das Faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (FEUC e FDUC) e do Centro de Estudos Sociais. Em 2006, recebe o Prémio Agostinho Roseta, atribuído ao livro Trabalho Procura Justiça, a primeira investigação em sociologia do direito realizada em Portugal, tendo por objeto os Tribunais de Trabalho e os sistemas de acesso ao direito e de resolução de conflitos laborais. Assumindo como perspetiva de análise a sociologia política do direito, as suas áreas de interesse de investigação e publicação centram-se na concertação e no diálogo social, na negociação coletiva, no acesso ao direito e na resolução de conflitos laborais, na transformação das magistraturas, na globalização e no papel da OIT. Mais recentemente, desde 2011, tem focado os seus interesses nas áreas da teoria política, da teoria social, da sociologia política e do direito e da sociologia das constituições, propondo conceitos como "sociedade de austeridade", "exceção político-jurídica", "constitucionalismo de exceção". De entre os seus livros destacam-se: Política e Sociedade: teoria social em tempo de austeridade. Porto: Vida Económica (2014); Sociedade da Austeridade e direito do trabalho de exceção. Porto: Vida Económica (2012); Impacto da Negociação Colectiva na Regulamentação do Mercado de Trabalho. Lisboa: Colecção Cogitum (2006); Trabalho Procura Justiça: os tribunais de trabalho na sociedade portuguesa. Coimbra: Almedina (2005); Acesso ao Direito e Mobilização dos Tribunais de Trabalho: o caso da discriminação entre mulheres e homens. Lisboa: CITE (2005).

Livro

Ferreira, António Casimiro (2018), Émile Durkheim: o social, o político e o jurídico. Porto: Vida Económica

Almeida, João Ramos de; Silva, Manuel Carvalho da; Ferreira, António Casimiro; Costa, Hermes Augusto (2017), A Concertação Social em tempo de crise, in Manuel Carvalho da Silva, Pedro Hespanha e José Castro Caldas (org.), Trabalho e Políticas de Emprego: Um retrocesso evitável. Lisboa: Editora Actual, 301-362

Livro