Formação Avançada

Cursos de Formação Avançada

Bebiano, Adriana (2014), formador no Sessão "Ficção: justiça para as mulheres". Universidade Feminista, Lisboa, UMAR, Lisboa.

Bebiano, Adriana (2010), coordenação do Curso de Formação AvançadaVidas Escritas, Vidas Faladas, CES Coimbra, CES .

Bebiano, Adriana (2009), formador no Curso de Formação Avançada de Escrita Criativa, CES, CES.

Bebiano, Adriana (2005), coordenação do A Construção da identidade sexual no maravilhoso, CES, CES.

Bebiano, Adriana (2005), formador no Seminário "Quem tem medo do lobo mau? Reescritas feministas de contos de fadas",, CES, CES.

Orientações de Teses de Doutoramento

22-05-2020 - Orientação da tese de Doutoramento "Quando a Escrita quebra o Silêncio: A Morte da Mãe (1979) de Maria Isabel Barreno", da autoria de Raquel Cardoso.

22-05-2020 - Orientação da tese de Doutoramento "Quando a escrita quebra o silêncio: A Morte da Mãe, de Maria Isabel Barreno ", da autoria de Raquel Maria Cardoso .

05-12-2017 - Coorientação (com Fernando Matos Oliveira) da tese de Doutoramento ""corpxs sem pregas. performance, pedagogia e dissidências sexuais anticoloniais. Dout. em Estudos Artísticos", da autoria de André Rosa.

27-05-2014 - Coorientação (com Maria Irene Ramalho) da tese de Doutoramento "Figurações dos corpos femininos na cultura e na arte palestiniana", da autoria de Shahd Wadi.

em curso - Coorientação (com Doris Wieser) da tese de Doutoramento "A Declinações plurais da feminilidade. Representações de mulheres subversivas nos romances de Cassandra Rios", da autoria de Mariacristina Migliore.

em curso - Coorientação (com Marta Fernandez) da tese de Doutoramento "Artivismos Feministas: Potências marginais na disruptura da branquitude", da autoria de Linda Miriam Moita Cerdeira.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento "Fronteiras, voz e identidade na ficção de Deidre Madden", da autoria de Maria de Nazaré Faria Varelas Graça.

em curso - Coorientação (com Eliane Teresinha do Amaral Campelo) da tese de Doutoramento "Maternidade, criação e identidade na obra de Nancy Huston", da autoria de Ana Maria Roeber.

em curso - Coorientação (com Maria João Silveirinha) da tese de Doutoramento "[Provisório] Pós-feminismo no Reino de Deus: o poder feminino e as femininidades num contexto de mediatização da religião", da autoria de Monise Martinez.

em curso - Coorientação (com Raiane Assumpção ) da tese de Doutoramento ""Educação Popular e corporeidade: diálogos possíveis para uma práxis de educação feminista". Doutoramento em Estudos Feministas", da autoria de Roberta Scatolini.

em curso - Orientação da tese de Doutoramento ""Para uma abordagem feminista da corporalidade na arte". Doutoramento em Arte Contemporânea", da autoria de Eliziane Menezes.

Supervisões de Projetos de Pós-Doutoramento

20-07-2012 - Supervisão do projeto "Projeto: "Irlanda Portugal: Identidades Representadas na Poesia Feminina dos Anos 1960 em diante" ", da autoria de Gisele Giandoni Wolkoff.

Orientações de Teses de Mestrado

28-11-2019 - Coorientação (com Maria José Magalhães) da tese de Mestrado ""A agência das protagonistas na literatura para jovens-adultos". Mestrado em Ciências da Educação, domínio "Corpo, Género e Violência", Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto", da autoria de Ana Filipa Beires Silva Pinto.

03-02-2016 - Orientação da tese de Mestrado ""O feminino distópico: as vozes de Brave New World e de The Handmaid's Tale". Mestrado em Estudos Culturais.", da autoria de Adriana Gonçalves.

22-01-2015 - Orientação da tese de Mestrado ""Género e e-migração: a inclusão das mulheres imigrantes na sociedade de informação. O caso de Viseu". Mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media", da autoria de Ana Filipa Maia.

14-10-2013 - Orientação da tese de Mestrado "Autoreconstrução do Feminino pela Arte", da autoria de Eliziane Menezes Flores.

14-10-2013 - Orientação da tese de Mestrado "Maria Monforte: perspetivas feministas e estereotipia", da autoria de Patrícia Martins Cozer.

08-11-2012 - Orientação da tese de Mestrado "Masculinidade(s) no Feminino: O Caso Transgénero de Tipton/Moody. Mestrado em Estudos Feministas", da autoria de Jorge Órfão .

26-07-2012 - Coorientação (com Isabel Pedro) da tese de Mestrado "O Gótico nas vozes da História: da complexidade das heroínas em Emma Donoghue", da autoria de Dina Alexandra Dinis.

23-02-2012 - Coorientação (com Maria Irene Ramalho) da tese de Mestrado "A memória silenciada: O percurso feminista de Maria de Lourdes Pintasilgo, Mestrado em Estudos Feministas", da autoria de Vânia Duarte.

30-01-2012 - Coorientação (com Maria Irene Ramalho) da tese de Mestrado ""Um sexo que são vários. A (im)possibilidade do intersexo enquanto categoria humana" (Co-orientação Com Maria Irene Ramalho)", da autoria de Ana Lúcia Fonseca Santos .

11-02-2011 - Coorientação (com Maria João Silveirinha) da tese de Mestrado "A sexualidade em revistas portuguesas", da autoria de Lúcia Jesus Fernandes Costa.

11-02-2011 - Orientação da tese de Mestrado "O Correio Feminino e o social em Clarice Lispector", da autoria de Sidinea Almeida Pedreira dos Santos.

10-02-2010 - Orientação da tese de Mestrado "Certa voz na noite: a noite em Italo Calvino e em David Lynch", da autoria de Rita Verónica Fonseca.

25-01-2010 - Orientação da tese de Mestrado "Feminismos de Corpos Ocupados: as mulheres palestinianas entre duas resistências", da autoria de Shahd Wadi.

em curso - Orientação da tese de Mestrado "Estratégias de vigilância e controlo do comportamento das mulheres em Little Red and Other Stories de Éilís Ní Dhuibhne", da autoria de João Carlos Villalobos Nascimento Silva.

em curso - Orientação da tese de Mestrado ""The Representation of the Queer Identity in Mary Dorcey"", da autoria de Ana Paula Pataca Sebastião.

Orientações de Projetos de Doutorandas/os Visitantes

2019 - Coorientação (com Madalena Duarte) da tese de ""Secularização, Laicidade e o debate em torno do aborto: um comparativo Portugal/ Brasil". ", da autoria de Emily Joyce Oliveira Lopes Silva, Doutoranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Universidade de Santa Catarina, Brasil.

2014 - Orientação da tese de ""Estudo do uso de cinema de comédia no ensino de Deontologia e Ética Farmacêutica e na construção da imagem fílmica do cientista que desenvolve medicamentos",", da autoria de Lêda Glicério Mendonça, doutoranda do Programa de Pós-graduação de Ensino em Biociências e Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ/Rio de Janeiro.

Orientações de Outros Projetos

25-06-2021 - Orientação da tese de "Mary Dorcey e o Feminino extraordinário; Iniciação à Investigação Científica, FLUC", da autoria de Tiago Matos Ferreira.

25-06-2021 - Orientação da tese de "Mulheres Poderosas em A Court of Thorns and Roses; Iniciação à Investigação Científica, FLUC", da autoria de Maria Paiva de Sousa .

25-06-2021 - Orientação da tese de "Para uma leitura de Novas Cartas Portuguesas; Iniciação à Investigação Científica, FLUC.", da autoria de Lara Ferreira Cardoso.

25-06-2021 - Orientação da tese de "Tengo sed: Identidades na obra de Natalie Diaz";Iniciação à Investigação Científica; FLUC", da autoria de Beatriz Sousa Ferreira.