Adriana Bebiano

Adriana Bebiano é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). É doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra, com a dissertação "Biografias romanceadas: a História contada como delírio" (2003). Foi também na U.C. que obteve os graus de Licenciatura e de Mestrado. Foi membro do Conselho Directivo da Faculdade de Letras (1994-1996) e da Direcção do CES (2000-2002) e atualmente é membro eleito do Conselho Científico da FLUC. Entre as suas actuais áreas de interesse destacam-se os Estudos Feministas, os Estudos Irlandeses e os Estudos Shakespearianos. Presentemente lecciona nas Licenciaturas em Línguas Modernas e em Estudos Artísticos,no Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, no Doutoramento em Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução. Lecciona ainda no doutoramento em Estudos Feministas (FLUC / CES), programa do qual é diretora.

Bebiano, Adriana; Ramalho, Maria Irene (2018), "A Revista Crítica de Ciências Sociais e o Feminismo (1978-2017)", Revista Crítica de Ciências Sociais, Número especial, 71-114

Bebiano, Adriana (2018), "Speak Truth to Power: Representation and Discipline in Feminist Studies", in Anália Torres (org.), Género, direitos humanos e desigualdades. Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, 79-102

Bebiano, Adriana (2017), Entre o recato e o escândalo: a reivindicação do corpo pela escrita, in Teresa Sales (org.), Mulheres que falam de Mulheres. Projeto Memória e Feminismos. Lisboa: UMAR /CIG, 121-134