Visiting Researchers

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation.

Alessandra Danielle Carneiro dos Santos Hilário

No CES entre 21 de outubro e 20 de novembro de 2019 a convite do DECIDe, Alessandra Danielle Carneiro dos Santos Hilário é doutorada em Ciências Jurídicas, área de concentração em Direitos Humanos e Desenvolvimento, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da UFPB, tendo realizado doutorado "sanduíche" na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Portugal. Atualmente é estatutária - professora Adjunta II, da Universidade Federal da Paraíba, no Departamento de Ciências Jurídicas em Santa Rita-PB. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito à Cidade, Direito Constitucional, Administrativo e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, ordem social, previdência social, sistema constitucional tributário e cidades globais multiculturais. Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto “Governança local transcooperada: Reconfiguração federativa e protagonismo internacional municipal no contexto de cidades globais”.

Cecilia Zsögön

No CES entre 1 de outubro e 18 de novembro de 2019 a convite do POSTRADE, Cecilia Zsögön é doutorada em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires onde é professora e investigadora. Ao longo da sua visita ao CES irá concentrar a sua pesquisa em políticas sociais em regiões de fronteira, com ênfase especial nos direitos das crianças, migração e tráfico para exploração sexual e comercial, assim como as dinâmicas dos mercados de trabalho nas regiões periféricas fronteiriças.

Cristina Larrea Killinger

No CES entre 5 de setembro e 30 de novembro de 2019 a convite do NECES, Cristina Larrea Killinger é doutorada em Geografia e História pela Universitat de Barcelona onde é professora no Departament d'Antropologia Social. Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto “Ecología de saberes: incertidumbres, peligros y riesgos químicos en salud”.

João Telmo de Oliveira Filho

No CES entre 27 de junho de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do DECIDe, João Telmo de Oliveira Filho é doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto de investigação “Cidades participativas: a experiência do Brasil e de Portugal em uma perspectiva comparada”.

Maria Elena Indelicato

No CES entre 18 de janeiro e 21 de dezembro de 2019 a convite do DECIDe, Maria Elena Indelicato é doutorada em Gender and Cultural Studies pela Universidade de Sidney, Austrália. Publicou, recentemente, o livro “Australia’s New Migrants: International Students’ History of Affective Encounters with the Border”, pela Routledge. Durante a sua visita ao CES irá aprofundar a experiência acerca de história colonial do interculturalismo com o intuito de desenvolver uma crítica genealógica do anti-racismo na Europa e nos Estados Unidos da América. A sua investigação pretende produzir um modelo teórico do conceito de contacto Intercultural de modo a auxiliar o desenvolvimento de políticas de migração e integração cultural na Europa.

Marília Veríssimo Veronese

No CES entre 12 de agosto e 15 de fevereiro de 2020 a convite do POSTRADE, Marília Veríssimo Veronese é doutorada em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL). Tem experiência na área de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva. Pesquisa principalmente acerca dos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, contemporaneidade e subjetividade. Ao longo da sua visita ao CES levará a cabo o projeto “Economia solidária, políticas culturais e cidadania: Ausências e emergências no encontro da loucura com a arte”.

Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues

No CES entre de 3 de outubro de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do NECES, Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues é doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da sua visita ao CES irá desenvolver o projeto de investigação “Enfrentamento das situações de violência na Atenção Primária”.

Pedro Paulo Palazzo

No CES entre 30 de setembro de 2019 e 30 de julho de 2020 a convite do CCArq, Pedro Paulo Palazzo é doutorado em Estética e Semiótica da Arquitetura pela Universidade de Brasília. Professor da Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é líder do grupo de pesquisa Documentação, Modelagem e Preservação do Patrimônio Cultural (LabeUrbe). Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto de investigação “Raízes portuguesas da arquitetura brasileira na belle époque: estilo, política e construção”.

Vera Cecília Frossard

No CES entre 14 de outubro de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do NECES, Vera Cecília Frossard é doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva por PPGBIOS - ENSP, UFRJ, UERJ, UFF. Tem experiência na área da saúde mental principalmente em sua articulação com a atenção básica à saúde. Faz parte do grupo de orientadores do curso de especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação OSwaldo Cruz (Fiocruz). É membro do comitê de ética na pesquisa da Ensp. Participa de pesquisas na área da promoção à saúde e atua na promoção de tecnologias de cuidado em saúde mental no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Ensp, Fiocruz. Ao longo da sua visita ao CES desenvolve o projeto “Formas de viver em contexto de violência”.

Warley da Costa

No CES entre 25 de setembro e 24 de outubro de 2019 a convite do DECIDe, Warley da Costa é doutorada em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Adjunta de Didática Especial e Prática de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordena o Cuso de Especialização Práticas e Saberes (CESPEB) Ensino de História. Leciona no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História-PPGEH (PROFHISTÒRIA/RJ). Integra o Laboratório do Núcleo de Estudos de Currículo (La Nec/FE UFRJ e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de História (Lepeh). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas de interesse: ensino de História, currículo, cultura, relações étnico-raciais, imagens e livro didático, Políticas de ações afirmativas, Estudantes Universitários de Origem Popular. Ao longo da sua visita ao CES dedicou-se ao projetos “QUE NEGRO É ESSE NO CURRÍCULO DE HISTÓRIA? NARRATIVAS NO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL E EM PORTUGAL”