Visiting Researchers

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation.

Jordão Horta Nunes

No CES entre 2 de outubro e 29 de novembro de 2020 a convite do POSTRADE, Jordão Horta Nunes é doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral na Unicamp em 2009 e na Universidade de Versalhes, França, em 2018. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Metodologia das Ciências Sociais, Sociologia do Trabalho e Sociologia da Cultura, pesquisando e orientando atualmente principalmente nos seguintes temas: trabalho em serviços, metodologia e epistemologia das ciências sociais, associativismo, identidade social.

Marcus Vinicius Spolle

No CES entre 14 de setembro de 2020 e 14 de março de 2021 a convite do DECIDe, Marcus Vinicius Spolle é doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor adjunto e coordenador do Projeto PIBID em Ciências Sociais, Coordenador Adjunto da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, participa também do grupo de pesquisa Núcleo de Análises Urbanas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Tem experiência na área de Sociologia e Geografia, com ênfase em Relações Raciais e Geografia da População, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade racial, desenvolvimento, êxodo rural, agricultura familiar, sustentabilidade e movimentos sociais.

Miguel Leone

No CES entre 03 de setembro de 2020 e 15 de fevereiro de 2021 a convite do DECIDe, Miguel Leone é doutorado em Ciências Sociais pela Universidad Nacional de General Sarmiento-Instituto de Desarrollo Económico y Social. Investigador do Instituto de Estudios de América Latina y el Caribe, a sua pesquisa aborda a produção de etnicidades e a construção de “outros internos” dos estados-nação, atendendo ao mesmo tempo, as dinâmicas de interseccionalidade (raça, género, classe). Nesse sentido, centra a pesquisa nas relações entre as políticas públicas de orientação étnica e as lutas dos grupos étnicos. Ao mesmo tempo, sob uma abordagem holística, procura observar essas relações considerando a multiplicidade de atores nelas envolvidos (como ONGs, ativistas “externos” e igrejas).

Pedro Paulo Palazzo

No CES entre 30 de setembro de 2019 e 18 de dezembro de 2020 a convite do CCArq, Pedro Paulo Palazzo é doutorado em Estética e Semiótica da Arquitetura pela Universidade de Brasília. Professor da Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é líder do grupo de pesquisa Documentação, Modelagem e Preservação do Patrimônio Cultural (LabeUrbe). Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto de investigação “Raízes portuguesas da arquitetura brasileira na belle époque: estilo, política e construção”.