Visiting Researchers

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation.

Irene Martínez Martin

No CES entre 1 e 30 de julho de 2019 a convite do NHUMEP, Irene Martínez Martin é doutorada em Educação pela Universidad​ ​Complutense​ ​de​ ​Madrid. Ao longo da sua estadia no CES desenvolverá o projeto de investigação intitulado "Epistemologías del Sur y feminismos decoloniales: puntos de encuentro con las pedagogías feministas".

João Telmo de Oliveira Filho

No CES entre 27 de junho de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do DECIDe, João Telmo de Oliveira Filho é doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto de investigação “Cidades participativas: a experiência do Brasil e de Portugal em uma perspectiva comparada”.

Maria Elena Indelicato

No CES entre 18 de janeiro e 21 de dezembro de 2019 a convite do DECIDe, Maria Elena Indelicato é doutorada em Gender and Cultural Studies pela Universidade de Sidney, Austrália. Publicou, recentemente, o livro “Australia’s New Migrants: International Students’ History of Affective Encounters with the Border”, pela Routledge. Durante a sua visita ao CES irá aprofundar a experiência acerca de história colonial do interculturalismo com o intuito de desenvolver uma crítica genealógica do anti-racismo na Europa e nos Estados Unidos da América. A sua investigação pretende produzir um modelo teórico do conceito de contacto Intercultural de modo a auxiliar o desenvolvimento de políticas de migração e integração cultural na Europa.

Natalia Hipólito Ruiz

No CES entre 1 e 30 de julho de 2019 a convite do NHUMEP, Natalia Hipólito Ruiz é doutorada e, Humanidades, Arte e Educação pela Universidad de Castilla La Mancha. Ao longo da sua estadia no CES desenvolverá o projeto de investigação intitulado "El pensamiento feminista decolonial y la educación emancipadora y su aplicación en la construcción de alternativas educativas feministas, interseccionales y para el desarrollo".