Visiting Researchers

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation.

Elias Nazareno

No CES entre 3 de janeiro e 18 de março de 2020 a convite do DECIDe, Elias Nazareno é doutorado em Sociologia pela Universidade de Barcelona. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal de Goiás, do Programa de Pós-graduação em História e do Curso de Educação Intercultural para formação de Professores Indígenas da UFG, Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/UFG e coordenador do Grupo de Pesquisa do DGP/CNPq, História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade da UFG. Foi Coordenador e professor titular do Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades ALFA (2005-2007). Professor da Universidade de Brasília no Departamento de História (19961998) e no Instituto de Relações Internacionais- IREL (2004-2005). Tem experiência nas áreas de Etnohistória, História, Sociologia e em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: integração econômica, processos de regionalização econômica, relações internacionais, políticas públicas, cooperação internacional, desenvolvimento regional e local, educação intercultural indígena, história indígena e educação quilombola.

João Telmo de Oliveira Filho

No CES entre 27 de junho de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do DECIDe, João Telmo de Oliveira Filho é doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, ao longo da sua estadia no CES levará a cabo o projeto de investigação “Cidades participativas: a experiência do Brasil e de Portugal em uma perspectiva comparada”.

Luciano Simões Silva

No CES entre 2 de janeiro e 31 de março de 2020 a convite do NHUMEP, Luciano Simões Silva é doutorado em Artes Musicais, na área de performance de voz, pela Michigan State University. Professor Associado de Voz na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, ao longo da sua visita ao CES irá levar a cabo o projeto de investigação “PreseFADO – A Voz do Fado: preservando um patrimônio cultural intangível”.

Marília Veríssimo Veronese

No CES entre 12 de agosto e 15 de fevereiro de 2020 a convite do POSTRADE, Marília Veríssimo Veronese é doutorada em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL). Tem experiência na área de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva. Pesquisa principalmente acerca dos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, contemporaneidade e subjetividade. Ao longo da sua visita ao CES levará a cabo o projeto “Economia solidária, políticas culturais e cidadania: Ausências e emergências no encontro da loucura com a arte”.

Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues

No CES entre de 3 de outubro de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do NECES, Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues é doutorada em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ao longo da sua visita ao CES irá desenvolver o projeto de investigação “Enfrentamento das situações de violência na Atenção Primária”.

Pedro Paulo Palazzo

No CES entre 30 de setembro de 2019 e 30 de julho de 2020 a convite do CCArq, Pedro Paulo Palazzo é doutorado em Estética e Semiótica da Arquitetura pela Universidade de Brasília. Professor da Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é líder do grupo de pesquisa Documentação, Modelagem e Preservação do Patrimônio Cultural (LabeUrbe). Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto de investigação “Raízes portuguesas da arquitetura brasileira na belle époque: estilo, política e construção”.

Vera Cecília Frossard

No CES entre 14 de outubro de 2019 e 31 de março de 2020 a convite do NECES, Vera Cecília Frossard é doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva por PPGBIOS - ENSP, UFRJ, UERJ, UFF. Tem experiência na área da saúde mental principalmente em sua articulação com a atenção básica à saúde. Faz parte do grupo de orientadores do curso de especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fundação OSwaldo Cruz (Fiocruz). É membro do comitê de ética na pesquisa da Ensp. Participa de pesquisas na área da promoção à saúde e atua na promoção de tecnologias de cuidado em saúde mental no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) da Ensp, Fiocruz. Ao longo da sua visita ao CES desenvolve o projeto “Formas de viver em contexto de violência”.