Visiting Researchers

The title of visiting researcher is assigned to the researcher, PhD, who develops periods of permanence at the Centre for Social Studies, interacting with a researcher from CES, with the objective of developing research activities. and strengthening interinstitutional cooperation. This visit can take between 1 to 12 months.

Alessandro Coppola

No CES entre 1 e 30 de abril de 2019 a convite do DECIDe, Alessandro Coppola é doutorado em Territorial Policies and Local Project pela Università di Roma 3 - Dipartimento di Studi Urbani. Política urbana, desastres, organização e bairros, governança e redes neoliberais são, a par dos estudos urbanos, planeamento e estudos de políticas públicas, os seus temas de interesse. Ao longo da sua visita ao CES realiza investigação subordinada ao tema “The Experimental Turn in Urban Governance. The promise and the reality”.

Maria Elena Indelicato

No CES entre 18 de janeiro e 18 de julho de 2019 a convite do DECIDe, Maria Elena Indelicato é doutorada em Gender and Cultural Studies pela Universidade de Sidney, Austrália. Publicou, recentemente, o livro “Australia’s New Migrants: International Students’ History of Affective Encounters with the Border”, pela Routledge. Durante a sua visita ao CES irá aprofundar a experiência acerca de história colonial do interculturalismo com o intuito de desenvolver uma crítica genealógica do anti-racismo na Europa e nos Estados Unidos da América. A sua investigação pretende produzir um modelo teórico do conceito de contacto Intercultural de modo a auxiliar o desenvolvimento de políticas de migração e integração cultural na Europa.

Mário de Faria Carvalho

No CES entre 4 de março e 8 de julho de 2019 a convite do DECIDe, Mário de Faria Carvalho é doutorado em Ciências Sociais pela Université René Descartes - Paris V e Professor Associado Nível I do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. É investigador do CEAQ - Centre d'Etude sur l'Actuel et le Quotidien, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder do Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq) e Vice-líder do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre: Interculturalidades, Artes e Educação. Interessa-se por pesquisas que reflitam sobre Expressões Artísticas, Cultura Popular, Estética, Sensibilidades, Barroco, Pós-Modernidade, Estudos Pós-Estruturalistas, Teoria maffesoliniana e do Imaginário e Género.