Visiting Researchers

The Visiting Researcher title applies to researchers who wish to spend a period of time attached to the Centre for Social Studies, with the purpose of developing research activities and strengthening cooperation.

Celi Scalon

No CES entre 3 de fevereiro e 15 de outubro de 2020 a convite do POSTRADE, Celi Scalon é doutorada em Sociologia pelo IUPERJ. É Professora Titular da UFRJ, Pesquisadora 1A do CNPq, Cientista do Nosso Estado/Faperj, membro do Executive Committee da ISA (International Sociological Association) e do Board of Directors da Fulbright Brazil. Foi coordenadora da área de Sociologia na CAPES (2014-2018) e presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia-SBS (2009-2011). Na sua carreira profissional foi Visiting Scholar no Nuffield College/Oxford University (2002) e na University of California Los Angeles/UCLA (2012-2013). As suas áreas de pesquisa são: Desigualdades e Estratificação, com foco em classes sociais, renda, políticas públicas e metodologia de pesquisa. Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto “Classe Média, Renda e Padrões de Vida no Brasil, Portugal e China”.

Florian Butollo

No CES entre 20 de julho e 30 de agosto de 2020 a convite do POSTRADE, Florian Butollo é doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Frankfurt. Lidera o grupo de pesquisa sobre trabalho em processos híbridos digitais altamente automatizados no Berlin Social Science Center. Este grupo desenvolve investigação sobre as mudanças recentes na organização do trabalho relacionadas com a implementação de várias formas de tecnologias digitais (robótica, IA, internet das coisas, sistemas de assistência). O grupo de pesquisa está alocado no Instituto Weizenbaum para a Sociedade em Rede, um novo instituto fundado em 2017 dedicado à pesquisa sobre a relação entre digitalização e sociedade a partir de uma perspetiva multidisciplinar coordenada pela WZB. Desde outubro de 2018 atua como consultor externo de uma comissão parlamentar alemã sobre inteligência artificial que desenvolve recomendações de políticas para o uso confiável dessas tecnologias, a fim de aumentar o bem-estar social.

Pedro Paulo Palazzo

No CES entre 30 de setembro de 2019 e 18 de dezembro de 2020 a convite do CCArq, Pedro Paulo Palazzo é doutorado em Estética e Semiótica da Arquitetura pela Universidade de Brasília. Professor da Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, é líder do grupo de pesquisa Documentação, Modelagem e Preservação do Patrimônio Cultural (LabeUrbe). Ao longo da sua visita ao CES desenvolverá o projeto de investigação “Raízes portuguesas da arquitetura brasileira na belle époque: estilo, política e construção”.