Mafalda Esteves

Mafalda Esteves é investigadora júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando atualmente a equipa do projeto Diversity and Childhood - Changing social attitudes towards gender diversity in children across Europe (DaC). Entre 2015 e 2019 foi membro do projeto de investigação "INTIMATE: Citizenship, Care and Choice: The Micropolitics of Intimacy in Southern Europe" (2014-2019) (ERC Starting Grant) entre 2015 e 2019. Tem desenvolvido experiência profissional e académica nas áreas da Psicologia Comunitária, movimentos sociais e cultura participativa e, práticas artísticas ao serviço da transformação social, nomeadamente, através da metodologia do Teatro do Oprimido. Mafalda Esteves é licenciada em Psicologia (Social) pela Universidade de Coimbra e mestre em Intervenção Psicossocial pela Universidade de Barcelona. É atualmente doutoranda no CIS/ISCTE onde desenvolve uma tese intitulada: A bissexualidade ao encontro da cidadania intima e bem-estar. Os seus interesses de investigação incluem a abordagens críticas na Psicologia, Ação comunitária, Diversidade Sexual e bem-estar, ativismos LGBTQIA+/Queer e juventude.

Simões, José Alberto; Campos, Ricardo; Pereira, Inês; Esteves, Mafalda; Nofre, Jordi (2018), Digital Activism, Political Participation and Social Movements in Times of Crisis, in Isabel David (org.), Crisis, Austerity, and Transformation - How Disciplinary Neoliberalism Is Changing Portugal. London: Lexington Books, 71-90