Sheila Holz

Sheila Holz é pesquisadora no projeto PLUS (Platform Labour in Urban Spaces: Fairness, Welfare, Development) e anteriormente foi pesquisadora no Projeto URBiNAT, coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Licenciada em Direito (2000), com mestrado (2009) em Planeamento Territorial - Urbanismo pela Universidade de Aveiro (Portugal) e Doutorado (2015) em "Democracia no Século XXI" pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal), com bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Foi aluna visitante da Università Degli Studi di Firenze, Itália (2011). A sua tese de doutoramento analisou a importância da lei para promover práticas de participação dos cidadãos na elaboração de instrumentos urbanísticos, em Portugal e na Itália. Sua área de pesquisa é a participação pública e inovações democráticas. Seus interesses de pesquisa atuais são o fortalecimento da democracia; inovações democráticas; a democracia do conhecimento; democracia participativa; planejamento urbano participativo; o direito à cidade; processos participativos e colaborativos; a elaboração e uso de leis para garantir os direitos fundamentais.

Marques Oliveira, Fernanda Paula; Holz, Sheila (2019), ""Parcelamento e edificação compulsórios" como instrumento de implementação e de consolidação da função social da propriedade. O caso Português (com algumas incursões no direito brasileiro).", Revista Americana de Direito Urbanístico, 1, 157-185

Holz, Sheila (2018), "O Caminho Legislativo da Primeira Lei Toscana para Incentivo a Práticas Participativas", Boletim de Análise Político-Institucional, 14, 47-53

Holz, Sheila (2017), "O direito à participação no planeamento urbano em Portugal: um diálogo entre o Direito e a Sociologia", Revista CEDOUA, 39, 49-71