Karen Shiratori

Nota biográfica

Karen Shiratori é antropóloga e membro do Projeto ECO. É doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro e pesquisadora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA) e da Unidade Mista de Investigação "Patrimoines locaux, environnement & globalisation" (PALOC-IRD). As suas áreas de especialização são etnologia indígena com foco em xamanismo, organização política e conhecimentos tradicionais sobre agrobiodiversidade. Trabalha com povos de língua Arawá e Tupi Kagwahiva, no sul do Amazonas, Brasil. Desenvolve também investigação sobre políticas públicas e direitos territoriais voltados a povos indígenas em isolamento. Organizou e foi uma das autoras do livro Vozes vegetais: diversidade, resistências e histórias da floresta (Editora UBU, 2021). Recebeu financiamento do EMKP- British Museum em 2022.

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Rocha Cangussu Alves, Daniel; Perez, Wlliam; Pereira Furquim, Laura; Shiratori, Karen; Carvalho, Fernanda Antunes; Drumond, Maria Auxiliadora (2023), "Ecología del deseo: Árboles atractivos y los pueblos indígenas en aislamiento en la Amazonía", Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, -, -, -

Capítulo em Livro