Fátima da Cruz Rodrigues

É licenciada em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1992), mestre em Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (1999) e doutorada em Sociologia pela Universidade, em 2013, com o apoio de uma bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a tese "Antigos Combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas: a Guerra Colonial como Território de (Re)conciliação", vencedora do Prémio Fernão Mendes Pinto 2014. É investigadora no âmbito do projeto internacional "Memoirs, Filhos de Império e Pós-memórias Europeias", European Research Council, a decorrer no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Os seus principais interesses de pesquisa giram em torno de diversas problemáticas relacionadas com as guerras coloniais/guerras de libertação, memória e pós-memória, colonizações/descolonizações e pós-colonialismos.

da Cruz Rodrigues, Fátima (2017), "Combattants Africains de l'Armée Portugaise pendant les Guerres Coloniales (1961-1974) : représentations et discours coloniaux,", Portuguese Studies Review., 25 (2), 275-289

Livro

da Cruz Rodrigues, Fátima (2017), Antigos Combatentes Africanos das Forças Armadas Portuguesas. A Guerra Colonial como Território de (re)conciliação. Lisboa: Instituto Camões

da Cruz Rodrigues, Fátima (2016), "O modo luso-tropical de fazer ver a guerra", Revista Brasileira de História da Mídia (RBHM), 5, 85-94, V.5, n.º 1, ISSN 223