Projeto de Tese de Doutoramento

No país da infância não cabem todos: crianças, vozes e violências em narrativas africanas e latino-americanas.

Orientação: António Sousa Ribeiro e Sílvia Portugal

Programa de Doutoramento: Discursos: Cultura, História e Sociedade

A investigação tem por objetivo compreender como a personagem-criança, atravessada por violências estruturais (étnica/racial; social; gênero), é representada ficcionalmente em um corpus literário latino-americano e africano de expressão portuguesa constituído enquanto quadro representativo. Integram este corpus: Becos da memória [Evaristo, 2006]; Cartas para minha mãe [Cárdenas, 2006]; Yo tuve un sueño [Villalobos, 2018]; Caramelo [Cisneros, 2002]; AvóDezanove e o segredo do soviético [Ondjaki, 2008]. Utiliza-se a análise comparativa diferenciada, através de discussões no/do campo teórico-analítico da Literatura, para questionar como estas narrativas têm descolonizado e outorgado autonomia à personagem-criança e suas vivências. Defende-se que esta representação descolonizada pluraliza os modos de produção ficcional sobre e com crianças e promove a emergência discursivo-literária desse grupo que de invisível passa a coautor/protagonista. Esta investigação contribui com novas perspectivas teórico-críticas sobre a representação das infâncias pós-coloniais que podem tanto ser aplicadas em contextos de letramento literário, como articuladas a produções literárias diversas. Este projeto recebe financiamento da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).