Curso de Formação Avançada

A complexidade da mudança da família: contributos para a organização de uma participação profissional positiva

Ana Teixeira de Melo (CES)

5 e 6 de setembro de 2016, 10h-12h30/14h-17h

Sala 1, CES-Coimbra

Enquadramento

Em várias áreas de saber e de atuação, diferentes profissionais confrontam-se com os desafios de apoiar famílias, com percursos particulares, no processo de lidar com as suas vicissitudes, de modo a construir uma adaptação positiva e resilência face aos mesmos, ou de lidar com a necessidade de mudança. As ciências dos sistemas complexos oferecem contributos particulares para a compreensão da mudança da família que ultrapassam  as limitações dos modelos sistémicos tradicionais e oferecem aos profissionais novas possibilidades de participação positiva nos processos de adaptação e mudança da família.

Esta formação apresentará um modelo de conceptualização da família como sistema complexo, explicitando os aspetos definidores da família como tal e os processos associados à mudança e à adaptação familiar positiva. Serão destacadas as principais implicações para a prática profissional de apoio à família em termos: (i) dos processos de conceptualização de caso (ii) das estratégias de apoio à mudança (iii) da relação profissional-família.

Dia 1. No primeiro dia, foca-se um modelo teórico da família como sistema complexo e dos seus processos de mudança, procurando responder às questões: “O que torna a família única como sistema complexo?”; “Como emerge, se desenvolve e se transforma o tipo de sistema a que chamamos família?”, “Como mudam as famílias?”, “Que processos ligam o funcionamento individual e o funcionamento familiar?”, “Que processos estão implicados numa adaptação e mudança positivas?”.

Dia 2. O segundo dia tem participação condicionada e está reservado a profissionais que manifestem disponibilidade em colaborar com uma investigação de pós-doutoramento em curso focada na análise e avaliação de processos  da mudança familiar e que se encontrem a trabalhar diretamente com famílias. Espera-se que os profissionais colaborem  na validação de um Instrumento de Avaliação Focalizada do Potencial Interno para a Mudança Familiar, que poderá guiar a atuação profissional em atividades gerais de apoio à família e em situações particulares de avaliação em que a mudança familiar é um requisito ou prioridade (e.g. situações de proteção da criança). Será apresentado o instrumento de apoio  ao processo de conceptualização do funcionamento familiar e da mudança, bem como à Avaliação do Potencial Interno para a Mudança da Família, ainda em fase experimental de desenvolvimento e de avaliação. Serão  apresentadas as suas potencialidades e limitações e explorada a sua ligação com um outro Instrumento para Avaliação de Fatores e Processos Constrangedores do Potencial para a Mudança Familiar. A formação implicará a prática de utilização do instrumento a partir de exemplos seleccionados.

Será pedido aos profissionais que se comprometam com  a recolha de dados,  através de alguns protocolos de avaliação para casos concluídos e, ou em curso, seguindo as orientações fornecidas na formação. Para mais informações sobre o segundo dia de formação e as condições de colaboração contactar diretamente a investigadora: anamelopsi@gmail.com

AS INSCRIÇÕES NESTE CURSO, EMBORA GRATUITAS, SÃO OBRIGATÓRIAS E LIMITADAS.