Seminário

Descolonizar o Cânone Literário

28 de maio de 2021, 18h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

Este evento configura-se como um espaço de debate sobre o legado colonial na literatura portuguesa, a crítica às formas de enraizamento do racismo na produção literária, assim como, as contra-narrativas e resistência que afrodescendentes têm produzido no campo da literatura. Este pretende ser um contributo para uma discussão que tem sido marcada, por cá, pela recente polémica em torno da crítica a'Os Maias de Eça de Queirós, da indicação de Fernando Pessoa para patrono de um programa da CPLP e pelo debate sobre a representatividade étnico-racial nas artes (vejam-se os casos da dobragem do filme Soul e da tradução do poema de Amanda Gorman).

Nesta conversa contamos com os importantes contributos de Gisela Casimiro (escritora e artista), Inocência Mata (CEC-FLUL), Liz Almeida (CEC-FLUL/U. Évora/IFBA), Margarida Calafate Ribeiro (CES-UC), Raquel Lima (CES-UC) e Vanusa Vera-Cruz Lima (UMass Dartmouth) e com a moderação de Cristina Roldão (CIES-Iscte e ESE-IPS) e Pedro Schacht Pereira (OSU).

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias AQUI (n.º  limitado de vagas) 

Organização: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) em parceria com PhD em Luso-Afro-Brazilian Studies and Theory, Univ. de Massachusetts Darmouth, Centro de Estudos Comparatistas (CEC-FLUL), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS).