I Encontro de trabalho

“Novo tempo” na educação? Como? O futuro é já aqui!

12 e 16 de junho - 14h-17h (GMT +01) | 07 de julho - 18h-20h (GMT +01) | 2021

Evento em formato digital

Comissão Organizadora e Comissão Científica

Comissão Científica

Vera Vale (ESE-IPC, Portugal). Doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Educação, Mestrado e Licenciatura em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Bacharelato em Educação de Infância pela Escola Normal de Educadores de Infância da Guarda. Professora Adjunta na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC). Leciona nos Mestrados em Educação Pré-Escolar e Educação Pré-escolar/1º Ciclo, e no Mestrado em Educação Especial e Especialização em Problemas de Motricidade e Cognição. Investigadora do GRUPOEDE-CEIS20/UC.

Miguel Castro (ESE-IPP, Portugal). Doutoramento em Geografia. Professor na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESSE-IPP). Conduz investigação em Geografia, Métodos de Ensino e Didácticas. O seu actual projecto de investigação está subordinado ao tema 'Didática no Ensino da Geografia'.

Maria Amélia Franco Santoro (UNISANTOS, Brasil). Graduada em Pedagogia e Pós-Graduada Especialista em Administração Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-UNICAMP). Especialista em Psicologia da Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutora em Pedagogia e Prática Docente pela Universidade de Paris VIII (UP-VIII) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora 2 CNPQ desde 2007. Atua como Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), tendo sido sua coordenadora (2004-2009) e vice-coordenadora (2010; 2012-2017).

Márcia Gorette Lima da Silva (UFRN, Brasil). Graduada em Química e doutora em Educação pela UFRN, com pós-doutoramento em Ensino de Ciências pela Universidad Autonoma de Barcelona (Espanha). É Professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com experiência na área de Educação em Química atuando, principalmente, com argumentação no ensino de ciências e formação de professores.

Paulo Peixoto (CES-UC e FEUC, Portugal). Professor Associado com Agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pesquisador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando o núcleo "Cidades, Cultura e Arquitetura (CCArq)". Faz parte, como membro ou colaborador, de diversos grupos de pesquisa. Coordena o Observatório das Políticas de Educação e Formação (CES/ULHT). Desempenha a função de Provedor do Estudante da Universidade de Coimbra. É presidente da Direção da Associação Portuguesa de Sociologia. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2007), é licenciado (em 1994, com parte da formação realizada na Universidade Católica de Lovaina) e mestre (1997) em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Desenvolve atividades de extensão, coordenando a avaliação de projetos de intervenção social e de políticas públicas. Os interesses atuais de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, patrimônio, turismo, mobilidade, ensino superior e políticas de educação e ciência. Mais informações aqui.


Comissão Organizadora

Laboratório de Reflexão e Acção na Formação Docente (Portugal e Brasil) é um espaço para uma reflexão e acção desenvolvidas através de metodologias colaborativas entre estudantes e professores/as de escolas e universidades, que poderão assumir distintos formatos. Reúne um grupo de professores/as, estudantes de cursos de formação de professores, investigadores/as e educadores/as de infância, de Portugal e do Brasil. Neste Laboratório pretende-se investigar práticas, promover revisões críticas, formular estratégias emancipadoras, ocupar espaços públicos e académicos e, através desse exercício de acção colectiva crítica, investir numa revisão das nossas trajectórias profissionais. Sabemos ser muito, mas pensamos que, colectivamente e através de acções planeadas a partir de compromissos assumidos, é possível avançar.

Rita Campos (CES-UC, Portugal). Investigadora em Comunicação e Educação Não-Formal de Ciência no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Os seus principais interesses de investigação centram-se na participação e envolvimento dos públicos com a ciência, particularmente nas questões sobre a crise da biodiversidade e a relação entre biodiversidade e saúde, e na educação ambiental e educação para o desenvolvimento sustentável. Tem experiência no desenvolvimento de actividades educacionais de aprendizagem activa, baseada em pesquisa e centrada no/a aluno/a, bem como diferentes estratégias e ferramentas para apoiar uma aprendizagem colaborativa.

Sueli Lima (UERJ-FFP, Brasil). Professora adjunta no Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pós doutora pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Investiga as epistemologias e modelos da formação docente coordenando o Grupo de Pesquisa-Ação Pedagógica Coletivo Investigador da FFFP/UERJ, trabalhando com metodologias participativas desenvolvidas com estudantes de licenciatura e professores de escola básica. Mais aqui e aqui.

Maria Jorge Ferro (FPCEUC, Portugal). Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC), doutorada em Psicologia. Estuda Teoria Crítica, explora a implicação teoria/prática nos seus trabalhos de pesquisa e docência. Foi professora de Psicologia Educacional na Faculdade de Letras da UC na formação inicial de professores(as), colaborou em cursos de formação continua, foi consultora de um Centro de Formação de Professores em Coimbra. Começou por estudar as questões ligadas às Concepções Implícitas de Ensino e Aprendizagem sustentadas por todos(as) que trabalham na(s) Escola(s). Considera que a Educação é a solução para todos os problemas humanos.

José Miguel Sacramento (ESEC-IPC, Portugal). Professor Adjunto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC-IPC). Supervisor de Prática Educativa Supervisionada. Mestrado em Ciências da Educação: Ramo Psicologia Educacional e Licenciatura em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Bacharelato em Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), da Escola do Magistério Primário de Coimbra. Áreas de Interesse e investigação: Educação Básica; Supervisão Pedagógica e Formação de Professores; Envolvimento Parental na Escola.

Raquel Maricato (JISASUC, Portugal) é educadora de infância no Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (JISASUC). Detém uma Formação Especializada em Educação Especial, domínio cognitivo e motor e um mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Formação Pessoal e Social. A sua investigação centrou-se no âmbito da Educação Ambiental e para a Sustentabilidade. Tem vindo a colaborar em projetos de investigação na área das ciências com o Centro de Ecologia Funcional e com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Fátima Velez de Castro (FLUC, Portugal). Licenciada em Geografia (Especialização em Ensino), Mestre em Estudos sobre a Europa e Doutora em Geografia. Trabalha como Professora Auxiliar no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), onde é membro da Comissão Científica. Também é Coordenadora do Mestrado em Ensino da Geografia e Membro do Conselho de Ética da FCDEF da UC. É investigadora no CEGOT (Membro Integrado), na RISCOS e no NICIF, sendo os seus principais temas de investigação e trabalho: Geografia das Migrações; Geografia Social e Cultural (Cinema); Riscos Sociais; Ensino da Geografia.

Magnólia Araújo (UFRN, Brasil). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/SP. Desenvolveu pós-doutoramento em Ensino de ciências/Educação para a sustentabilidade na Universidade de Coimbra (2012-2013). É professora permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com experiência na área de Microbiologia ambiental e divulgação científica com foco na educação para a sustentabilidade.

Denise Esteves (CES-UC, Portugal). Licenciada em Antropologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) e mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da UC. É doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC. É membro do Observatório de Políticas de Educação, Formação e Ciência do CES e integrou nos últimos anos projetos de investigação científica sobre políticas educativas, ética no ensino, bem como na avaliação das competências dos adultos. Os seus interesses de investigação mais recentes centram-se sobretudo em questões relacionadas com comunidades de aprendizagem colaborativas, instituições aprendentes, Direitos Humanos e justiça cognitiva.

Ruth Ramiro (Coletivo Investigador FFP UERJ São Gonçalo, Brasil). Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense Pós-graduada (Informática Aplicada à Educação), pela UERJ Maracanã, INES (Letramento e Surdez nas Séries Iniciais e na EJA) e UFF- LANTE (Planejamento, Implementação de Gestão na EAD). Experiência como docente na Educação Básica na Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo - RJ, há 30 anos. No Ensino Superior, EAD (Educação a Distância), UNIVERSO, CECIERJ e ESIE, e Educação Presencial, docente na UERJ- FFP de São Gonçalo como professor substituto (2008-2010) e na Pós Graduação em Pedagogia UNIVERSO. Assessorias: Secretaria Municipal de Educação em São Gonçalo-RJ e Instituto Paulo Freire SP.

Graciane Volotão (Coletivo Investigador FFP UERJ São Gonçalo, Brasil). Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas Maria Thereza; Pós Graduação em Supervisão Escolar -UCAM; Pós graduação em Gestão Pública UCDB. Subsecretária de Ensino e Apoio Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de São Gonçalo (2015/2016). Coordenadora Geral de Projetos e Programas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura em São João da Barra (2017). Experiência na área de Gestão Pública e Educação. Associada Anped e ABdC. Mestranda no curso de Educação do Programa de Pós-graduação em Educação ProPed UERJ - Grupo de pesquisa em Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática. Orientanda da Professora Doutora Maria Isabel Ramalho Ortigão.

Celeste Barbosa (UFTM, Brasil). Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba-MG (Brasil). Lotada no Departamento de Serviço Social. Graduação (1998), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Franca-SP). Compõe o grupo de estudos e pesquisas ProLiSaBr – Promoção em comunicação, educação e Literacia para a Saúde no Brasil (UFTM) – e o DeMuS – Grupo de Pesquisa em Direito e Mudança Social (UNESP). Atua na pesquisa e extensão, principalmente com os seguintes temas: fundamentos do serviço social, ética e serviço social, formação e trabalho profissional, trabalho, educação, docência e educação superior. Pós-doutoramento (2019/20) no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, Portugal, sob a supervisão da Dra. Dora Fonseca, para a pesquisa “O trabalho científico de docentes do ensino superior e a precariedade”.

Brian Macedo (III-UC, Portugal). Psicólogo com especialização em Coordenação de Grupos Operativos, mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia e doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III-UC).

Graziela Giacomazzo (UNESC, Brasil). Licenciada em Pedagogia e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2000 nos Cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital CNPq/UNESC. Integra o Grupo de Pesquisa Observatório de Educomunicação Bernunça N.O (UDESC).

Michele Barreto Nunes (E. E. M. Lúcio Thomé Feteira,Brasil). Professora na Escola Estadual Municipalizada Lúcio Thomé Feteira, no município de São Gonçalo (SG). Graduada pelo curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), em São Gonçalo, Rio de Janeiro, e pós-graduada pela Faculdade de Educação São Luis. Integrante do grupo de pesquisa Coletivo Investigador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores (UERJ-FFP-SG).

Waleska Sousa (UFTM, Brasil). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Assessora Pedagógica do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – ICENE da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Coordenadora do Curso lato-sensu em Pedagogia Universitária da UFTM. Integra o GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Estuda e investiga formação de professores na perspectiva da teoria histórico-cultural e da didática para o desenvolvimento.

Lorena Rodrigues Areas (UERJ, Brasil). Estudante do curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Bolsista de Estágio Interno Complementar da pesquisa intitulada: Estágio como Campo de Formação Docente e integrante do grupo de extensão Coletivo Investigador.

Carla Marcelle Silva Gonçalves (UERJ, Brasil). Estudante do curso de Licenciatura em Biologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP) em São Gonçalo, Rio de Janeiro. Bolsista de Estágio Interno Complementar da pesquisa intitulada: A formação docente centrada na escola como estratégia pedagógica e integrante do grupo de extensão Coletivo Investigador.