Redes
A AILPcsh surgiu na sequência de onze Congressos Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais cuja primeira edição remonta a 1990. As principais atividades da associação são a organização do seu Congresso, em regime de itinerância entre os países de língua oficial portuguesa e a criação de plataformas de incentivo e promoção de redes de pesquisa e publicações. A AILPcsh pretende afirmar-se como um canal de política científica fundamental na promoção de um espaço de cooperação entre os cientistas sociais de Língua Portuguesa.
A Associação Portuguesa de Economia Política é uma associação científica sem fins lucrativos, de carácter pluridisciplinar e transdisciplinar, que visa promover o ensino, a investigação, a divulgação e o debate público sobre Economia Política em Portugal.
Fundada em 1967, a CLACSO é uma instituição não-governamental que associa 195 centros de investigação, assim como programas de licenciatura e de pós-graduação na área das ciências sociais de 22 países.
Foi fundada em 1973 como uma organização pan-africana para a investigação independente, essencialmente orientada para as ciências sociais. É reconhecida, não só como uma organização pioneira em ciências sociais, no contexto africano, mas também como centro de produção de conhecimento social.
A rede foi fundada pela UNESCO e pelo Conselho da Europa em 1989 em Paris, na Consulta dos Representantes de Redes Regionais e. Sub-regionais para Pesquisa em Desenvolvimento Cultural e Cooperação. A rede é maioritariamente uma plataforma dedicada à investigação nas áreas do desenvolvimento cultural, das políticas culturais e da cooperação cultural internacional.
A rede foi fundada em 2006, com o objetivo de incentivar uma cooperação mais estrita e a troca de impressões entre o crescente número de especialistas da UE que trabalham o tema da Rússia e dos Estados pós-soviéticos abrangidos pela Política Europeia de Vizinhança, e entre colegas da área dos Estudos Eslavos com interesse na UE.
A ECDN é uma rede da sociedade civil Europeia, financiada pela Comissão Europeia, com base em experiências e atividades de atores chave na luta contra o sobre-endividamento e a exclusão financeira na Europa, tal como serviços de consultadoria sobre o endividamento, organizações educativas, agências de consumo, centros de investigação, etc.
O EENC contribui para o desenvolvimento de políticas de cultura na Europa, prestando apoio e aconselhamento à Comissão Europeia no desenvolvimento de políticas culturais, através de uma análise das políticas culturais e das suas implicações a nível nacional, regional e europeu. Em vez de realizar pesquisas primárias, o EENC oferece assessoria especializada aos responsáveis políticos através da sintetização de pesquisas atuais e questões relevantes de forma útil para o desenvolvimento de políticas. Entre as tarefas confiadas ao EENC está o lançamento e gestão de um site, concebido para fornecer informações abrangentes, quer sobre as atividades da EENC, quer sobre outros desenvolvimentos relevantes para os campos em que a rede opera.
A Rede "Governance and Digital Citizenship" representa um alargamento e reforço da formação pela pesquisa aplicada, assim como a terceira missão, nomeadamente serviços à comunidade nas temáticas da transformação da governança, práticas e padrões relacionadas com a ação pública e a interação publico-privada com o foco empírico nas áreas da justiça pública e políticas de segurança. Foca-se na cultura "big data", que inclui como prisma os componentes do conhecimento da excelência matemática lógica e gerencial, tal como os aspetos legais da proteção de dados e os aspetos económicos da transformação. Práticas radicais que padrões de cidadania de interação entre atores e regras vêem entre empresas e instituições. O acordo de trabalho entre as duas instituições, que está na fase de definição, abre o horizonte à cooperação científica e institucional entre as equipas universitárias e os dois campus segundo um formato modular (com passos e eixos cruzados) que afectam as estratégias de angariação de fundos, formação e investigação capazes de ir ao encontro das necessidade profissionais e de funcionamento das empresas, das instituições e dos cidaçãos de um modo geral. A proposta da rede basea-se nas atividades do coordenador do presidente da OCDE e nas atividades iniciadas sob o programa "Promoting the Culture of Lawfulness through Education" (programa GCED e a iniciativa UNODC Educação para a Justiça (E4J). A Rede está envolvida na investigação, produção, partilha e disseminação de conhecimento, tendo impacto em: 1. Governance e transformação da ação pública face à digital 2. Profissionalismo e capacidade de governação de processos complexos na era digital 3. A integridade e a cultura da legalidade na sociedade e na economia Estas atividades têm lugar em 4 eixos: - Formação em Mestrado e Doutoramento - Formação Profissional - Investigação aplicada à interdisciplinaridade (gestão de dados nas ciências sociais) - Serviços comunitários e debate público.
A INURA é uma rede internacional de pessoas e grupos envolvidos em investigação e ação nos municípios e nas cidades, sobre temas relacionados com formas de resistência à desigualdade de direitos, principalmente em contexto urbano.
A RAP tem como objetivo promover a democracia participativa a nível local, facilitar a troca de experiências, ampliando novos mecanismos de envolvimento dos cidadãos na gestão pública nas autarquias, promover a capacitação dos atores envolvidos nos processos participativos, manter um sistema de informação atualizada sobre os mecanismos de democracia participativa no país, reforçar uma gestão pública transparente e promover relações de cooperação internacional com outras redes e estruturas.
A rede tem como objetivo o desenvolvimento do espírito de comunidade entre os investigadores na área das Relações Internacionais; a promoção da cooperação entre investigadores das diferentes instituições, áreas e escolas de pensamento; a projeção internacional da investigação realizada em Portugal; e a recolha e organização da informação sobre a investigação realizada em Portugal.
A Rede Rural Nacional (RRN) é uma estrutura de ligação entre agentes com papel ativo no desenvolvimento rural, que pretendam partilhar as suas experiências e conhecimentos, melhorar o desempenho e obter melhores resultados. À RRN podem aderir agentes do desenvolvimento rural localizados em qualquer zona do país. A RRN atua como uma plataforma de divulgação e partilha de informação, de experiência e de conhecimento, pressupõe uma atuação que desenvolva a partilha e a cooperação em torno das ações a concretizar com o objetivo de melhorar a aplicação dos programas e medidas de política de desenvolvimento rural e a qualificação da intervenção dos agentes implicados no desenvolvimento rural.
Fundada em 2010, a rede SVAC aborda questões em torno da violência sexual em conflitos armados. Numa série de reuniões e oficinas, académicos interdisciplinares e peritos de ONGs comparam casos de estudo de diferentes zonas de guerra e de conflito, incluindo abordagens teóricas multifacetadas. O grupo promove ainda o desenvolvimento sistemático de questões e metodologias de investigação.