CES COORGANIZA Conferência Anual da AHE

UC recebe uma das principais conferências internacionais de economia alternativa em 2026

O Centro de Estudos Sociais (CES), a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), através do seu centro de investigação CeBER (Centro de Investigação em Economia e Gestão), e a Associação Portuguesa de Economia Política (EcPol) organizam a próxima Conferência Anual da Association for Heterodox Economics (AHE). A conferência, que decorrerá na FEUC entre 1 e 3 de julho de 2026, é um dos mais importantes encontros internacionais dedicados ao pensamento económico plural e crítico. 

Esta será a primeira vez que o evento se realiza em Portugal e apenas a terceira fora do Reino Unido, o que representa um importante reconhecimento internacional do trabalho das instituições organizadoras. Durante três dias, investigadoras/es de todo o mundo vão reunir-se em Coimbra para debater, de forma interdisciplinar e plural, os grandes desafios económicos e sociais da atualidade.

Criada em 1999 no Reino Unido e na Irlanda, a Association for Heterodox Economics é uma rede académica que promove uma visão plural da economia e encoraja o diálogo entre diferentes correntes teóricas. Os temas de investigação que aborda incluem: sustentabilidade e justiça climática; globalização e desigualdades regionais; rendimento, riqueza e inovação; relações de poder (classe, género, etnia, entre outras); crises económicas e alternativas políticas; História do pensamento económico e dos sistemas económicos; finanças, dívida, valor e incerteza.

A AHE reúne membros da Europa, América do Norte, América Latina, Ásia e África. Além da conferência anual, promove oficinas de formação para estudantes de pós-graduação e participa em debates sobre pluralismo no ensino da economia. As últimas edições desta conferência aconteceram no King’s College London (2025), na University of the West of England (2024), na Anglia Ruskin University (2023) e na SOAS University of London (2022).