Investigação
Observatórios e Programa de Doutoramento do CES estudam problemáticas dos incêndios em Portugal
© Carlos Nolasco
Observatório do Risco
O Observatório do Risco (OSIRIS) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra constitui uma entidade proactiva na identificação dos contextos sociais e económicos em que se estabelecem os domínios de admissibilidade ao risco, interessada na análise da eficiência das estratégias públicas e privadas de mitigação, e atenta ao aparecimento e consolidação de novos atores e grupos.
Assim, parte do material necessário para a investigação deste observatório está disponível em álbuns, que o agrupam por temáticas, possibilitando-se desta forma a partilha de registos relativos a eventos extremos, entre eles os incêndios que têm flagelado o território português ao longo dos últimos anos, nomeadamente os de 2017.
Na seguinte ligação podem visualizar-se registos fotográficos e de vídeo relativos a este e outros desastres naturais e tecnológicos diversos. O foco é colocado nas comunidades afetadas para uma melhor comunicação das suas vivências, dos seus conhecimentos, para explicitar as suas dinâmicas de solidariedade e para dar conta das suas narrativas.
Observatório do Trauma
Desde a sua fundação, o Observatório do Trauma (OT) debruça-se sobre os potenciais impactos na saúde mental resultantes da exposição a situações de crise, desastre ou catástrofe. Particularmente desde 2017, vem acompanhando com preocupação as ainda visíveis consequências psicológicas, não só nas populações vítimas dos incêndios, mas nos técnicos e profissionais que também viveram de perto a situação.
Nesse sentido, com o intuito de prestar o auxílio possível a todos os profissionais que, no terreno, acompanham eventos disruptivos de vida - bombeiros, militares, pessoal de saúde, jornalistas - o OT disponibiliza o dossier informativo “Desastres Naturais e Impacto na Saúde Mental”, onde partilha uma série de sugestões para facilitar o bom desempenho e a proteção dos profissionais que intervêm diretamente no terreno, assim como um pequeno manual de sugestões e conclusões sobre a prevenção e a intervenção no trauma psicológico decorrente de situações de desastre natural.
Adicionalmente, para o esclarecimento de dúvidas, aconselhamento ou emergências, dispõe de uma de Linha de Apoio psicossocial, através do endereço traumasos@ces.uc.pt ou pelo 926 562 085 (entre as 9h30 e as 18h).
Programa de Doutoramento Território, Risco e Políticas Públicas
As Ciências do Risco têm ganhado crescente reconhecimento internacional, com destaque em instituições como a UNESCO e o Conselho da Europa. Nesse sentido o Programa de Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas oferece formação avançada para quem deseja desenvolver competências de investigação e obter qualificações no âmbito das Ciências do Risco, contribuindo para um futuro mais resiliente.
Aberto a estudantes de diversas áreas, como Ciências Sociais, Naturais, Exatas e Tecnológicas, o programa oferece uma abordagem integrada para avaliar a resiliência de comunidades, considerando incertezas e variáveis relevantes.
Este doutoramento resulta de uma parceria entre o CES e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, o IGOT e CEG da Universidade de Lisboa, e a Universidade de Aveiro, proporcionando uma formação interdisciplinar sólida e abordagens interdisciplinares em temáticas como a dos incêndios.