Livro

«Eduardo Lourenço | Uma geopolítica do pensamento» de Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi

Afrontamento | 2023

Sinopse

A escrita de Eduardo Lourenço, a sua arte do pensamento, exige uma capacidade de leitura não primária ou estereotipada, reivindica uma epistemologia adequada. Não interessa de onde vem, mas tem de ser rigorosa. O paradoxo (ou a dificuldade) é que a heterodoxia enquanto texto, mesmo que indisciplinada, impõe uma disciplina de leitura sofisticada.

Com este pequeno contributo para a construção de uma “geopolítica do pensamento” de Eduardo Lourenço, queremos mostrar que a herança do ensaísta é essa: ler a obra com o cuidado, com a inteligência, com o entendimento do jogo subtil de deslocação dos sentidos, lê-la e, a partir dela, pensar.

Sobre o/a autor/a

Margarida Calafate Ribeiro é investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra e, com Roberto Vecchi, responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço, Camões / Universidade de Bolonha. Recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias (2016-2021). É autora, co-autora e organizadora de livros e artigos, de que se destaca a organização, com Roberto Vecchi, do livro de Eduardo Lourenço, Do Colonialismo como nosso Impensado (Gradiva, 2014) e com Fátima da Cruz Rodrigues, Des-cobrir a Europa – Filhos de Impérios e Pós-memórias Europeias (Memoirs/ Afrontamento).

Roberto Vecchi é professor catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira e de História da cultura portuguesa na Universidade de Bolonha. É desde 2007 coordenador, com Margarida Calafate Ribeiro, da Cátedra Camões Eduardo Lourenço. Foi presidente, de 2014 a 2021, da Associação Internacional de Lusitanistas. Autor de uma ampla bibliografia sobre a teoria e a história das culturas de língua portuguesa, assinala-se a autoria, com Vincenzo Russo, do volume A literatura Portuguesa. Modos de ler (2022).