Livro

«A cena da pós-memória. O presente do passado na Europa pós-colonial»

António Sousa Ribeiro (org.) | Afrontamento, 2021

Sinopse

As Edições Afrontamento acabam de publicar o sétimo volume da coleção “MEMOIRS – Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias”, A cena da pós-memória. O presente do passado na Europa pós-colonial.

Organizado por António Sousa Ribeiro, este volume reúne um conjunto de contributos da autoria de investigadores e investigadoras associados/as ao projeto dirigido por Margarida Calafate Ribeiro, cujo tema central, objeto de um amplo estudo comparativo, é a construção de memórias do passado colonial por parte de membros da segunda geração em Portugal, na França e na Bélgica.

Traçando uma primeira cartografia global dos tópicos que nortearam este projeto, a obra divide-se em duas partes, que representam as duas vertentes essenciais da investigação produzida: por um lado, em íntima ligação com o enquadramento teórico dos casos em análise, um processo de clarificação concetual tendente a precisar os contornos, desde logo, do próprio conceito de pós-memória, enquanto memória de segunda geração, mas, igualmente, de um conjunto de noções diretamente relevantes para uma caracterização articulada das principais linhas de força que estruturam o campo das memórias pós-coloniais: colonialismo, descolonização, pós-colonialismo, racismo, identidades, ressentimento, culpa, compaixão, melancolia, luto, nostalgia, saudade, migrações, restituição ou afropolítica; por outro lado, a investigação empírica, baseada numa vasta pesquisa documental e agregada numa extensa base de dados que ficará livremente acessível, mas estruturada, igualmente, a partir de um grande número de entrevistas realizadas nos três países em análise, em torno de quatro coordenadas essenciais: os sujeitos, os espaços, os tempos, as materialidades da pós-memória.

Inclui contribuições de António Pinto Ribeiro, António Sousa Ribeiro, Bruno Sena Martins, Ettore Finazzi-Agrò, Fátima da Cruz Rodrigues, Felipe Cammaert, Fernanda Vilar, Graça dos Santos, Margarida Calafate Ribeiro, Paulo de Medeiros e Roberto Vecchi.