Livro

«A Economia Portuguesa: Formas de economia política numa periferia persistente (1960-2017)» de José Reis

Almedina | 2018

Sinopse


Este livro é sobre o Portugal de hoje. Em vez da ansiedade que marca o debate corrente ou da busca de uma sentença singela, propõe-se uma atitude detida em que se juntem as várias dimensões de um problema complexo. Assenta em ideias simples: uma economia deve ser encarada como um sistema de produção e provisão capaz de criar riqueza, de a repartir de modo justo e de satisfazer as necessidades coletivas; a valorização do trabalho constitui o mais sólido mecanismo de inclusão social; a evolução resulta de deliberações explícitas ou implícitas, isto é, de formas de economia política.
Percorrem-se as caraterísticas estruturais da economia portuguesa, desde que nos anos sessenta se industrializou sem considerar o trabalho, coagindo a emigrar, passando pela democracia, que pela primeira vez criou massivamente emprego, e pela integração europeia, chegando à UEM e à financeirização que ela representa. É nestas últimas que se encontra a chave para compreender os problemas dos nossos dias.


Sobre o autor

José Reis é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra [FEUC] e investigador do Centro de Estudos Sociais. É Doutorado em Economia. Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro [1996-1999], Secretário de Estado do Ensino Superior [1999-2001] e Presidente do Conselho Científico  [1992-1994 e 2000-2004] e Diretor da FEUC [2009-2015]. É Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e Coordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação. É responsável pelo Seminário de Economia Portuguesa, da licenciatura em Economia da FEUC.