I COLÓQUIO AFRO-PORTUGAL 2024

«Pensar para melhor agir e agir para melhor pensar» | O papel das ideias, imaginários e ações africano-diaspóricas nas transformações globais

8 de novembro de 2024, 10h00-18h00

Faculdade de Letras da UC e CES | Alta

Notas biográficas

Ilda Vaz – é uma kontandera, uma artista que usa a música como forma de contar histórias, de interrogar, pensar e desafiar o mundo. Membro fundador das Batucadeiras Bandeirinahas panafricanistas, é trabalhadora no setor de limpeza, em Lisboa.

Ivânia Vera Cruz – é estudante de filosofia.  Busca a vida, o pensamento, a ação para além das limitações das estruturas.

Jessemusse Cacinda – é escritor moçambicano. A sua novela “Kwashala Blues” foi finalista do Prémio Literário Mia Couto, edição de 2024. É doutorando em Sociologia (Pós-Colonialismos e Cidadania Global) na Universidade de Coimbra. Também é investigador no Centro de Estudos Sociais, na linha de pesquisa – Europa e Sul Global. Antes de vir para Portugal, foi docente na Universidade Joaquim Chissano em Moçambique e fundador e diretor da Ethale Publishing, uma das principais editoras do país.

Jéssica Bruno – é historiadora, socióloga, mestra em educação, doutoranda em Pós-colonialismos e Cidadania Global (Universidade de Coimbra), integrante do Coletivo Tributo aos Ancestrais-PT e pesquisadora do Coletivo Ângela Davis.

Nuna – é uma multipremiada atriz, ativista, autora portuguesa formada em teatro e investigação. O seu trabalho tem por base o Afrofuturismo e empoderamento interseccional, com especial foco na luta anti-racista. Tendo trabalhado e colaborado com as Nações Unidas, União Europeia, Presidência Portuguesa, entre outras instituições, sendo também nomeada para prêmios como, SXSW e OFFIES. Nuna tem construído uma carreira polivalente, marcada pela necessidade consciente de descolonização global, assim como nutrir, valorizar e abraçar a mulher Negra.

Paula Machava – é doutoranda em Estudos Feministas - FLUC/CES. Investigadora externa na Universidade Estadual de Londrina, no projeto "Sistemas de Proteção da Infância e Juventude em Angola, Brasil, Moçambique e Portugal". É avaliadora de artigos académicos na Revista Espaço Académico- Brasil e assistente universitária na Universidade Lúrio em Moçambique.

Peilin Yu – é doutoranda em Literatura de Língua Portuguesa pela FLUC e mestre no mesmo curso da instituição. Nascida pela primeira vez no sul da China e depois renascida, várias vezes, nos encontros com as literaturas, dos quais o mais significativo foi com as literaturas africanas. Movida e comovida sempre pela poesia e cinema. Está, neste momento, a dirigir uma tese sobre as poetas mulheres angolanas pós-independência.

Salvador Tito – é doutorando em Literatura de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigador no Grupo de Recolha e Estudo de Corpus Oral do Português de Angola (GRECORPA), na Rede de Investigação Científica sobre Angola – Angola Research Network e membro em formação no Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.