Festival de Cinema Ambiental

MINAR - Maquinações do Mundo: Mineração, afetos e resistências 

23, 24 e 25 de julho de 2024

Casa da Esquina, Bar Liquidâmbar, Escadas Monumentais e TAGV (Coimbra)

As atividades mineradoras em larga escala operam ao redor do planeta e, enquanto abastecem o sistema econômico hegemônico, produzem uma série de efeitos e impactos negativos e geralmente invisibilizados à natureza e às populações historicamente vulnerabilizadas. Em Minas Gerais e na Amazônia brasileira, no Chile e em Portugal, na medida em que se renovam as corridas pelas reservas de ouro, minério de ferro ou lítio, a ameaça a cursos d´água, florestas e modos de vida de povos e comunidades tradicionais intensifica-se.

Durante o Festival de Cinema Ambiental MINAR - Maquinações do Mundo: Mineração, afetos e resistências, apresentaremos uma série de documentários e longas-metragens que abordam essa temática, fundamental diante do cenário de devastação da natureza, de sociabilidades e culturas e da emergência climática em curso. Nesse sentido, questionamos: Como conter a destruição e percorrer estradas alternativas para a ocupação de territórios e desenvolvimento socioeconômico? Como aprender com as comunidades que enfrentam a megamineração e minam, de diversas formas, as estratégias de avanço neoliberal?

Para responder a essas perguntas, além da exibição dos documentários, nos dias 23, 24 e 25 de julho ocuparemos diferentes espaços de Coimbra com imagens, poesias e performance, linguagens artísticas que promovem percepções alargadas e tecem outros mundos. Almejamos impulsionar diálogos, forjar alianças e construir paraquedas coloridos para um futuro menos desolador, mais consciente e, do modo como desejamos, radicalmente diferente. Além da exposição de imagens em movimento, este é, sobretudo, um convite à transformação.

O Festival é organizado pela Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (ECOSOC/CES-UC) e são parceiros o Teatro Académico de Gil Vicente, a Casa da Esquina, o projeto ECO - Animais e Plantas em Produções Culturais sobre a Bacia Amazónica (ERC Consolidator Grant nº 101002359), os festivais de cinema Cinefront - Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira e ParaDocma - Viver melhor [a cidade], é preciso! (5.ª edição) e o Liquidâmbar.
 

Organização | Ananda Martins Carvalho, Harlon Homem de Lacerda, Jaili Ivinai Buelvas Diaz, Lúcia Fernandes, Miguel Artur de Ávila Carranza e Tiago Calado