Tertúlia | Roda de Saberes V
Investigar desde as margens: metodologias não extrativistas
24 de março de 2023, 10h00
Sala 8, CES | Alta
Apresentação
O ciclo Roda de Saberes surgiu com o objetivo de fomentar um espaço de diálogo inter e transdisciplinar centrado na paisagem metodológica que caracteriza a investigação no CES. Pensando numa forma de ampliar este diálogo e facilitar interações positivas e produtivas entre os/as participantes do ciclo, as Tertúlias Roda de Saberes constituem-se como momentos informais de partilhas de experiências entre investigadores/as do CES, visando potenciar as interações entre todos/as os/as envolvidos/as.
Nesta oitava Tertúlia, propomos uma discussão sobre minorias marginalizadas e as suas histórias.
O passado e o presente das minorias sistematicamente marginalizadas faz parte em muitas ocasiões dos objetos de estudo de diferentes disciplinas dentro das Ciências Sociais. Para além dos importantes aportes trazidos por metodologias como a queer/kuir/cuir ou a crip, que ajudam a contextualizar estes sujeitos como produtos excluídos de sistemas de poder concretos e coloniais, restam muitas questões que tratar numa perspetiva transdisciplinar e interseccional para superar os problemas da omissão que apresentam as fontes. Do mesmo jeito, compre reflectir sobre o trabalho com xs sujeitxs dos estudos para humanizar os processos de pesquisa nas Ciências Sociais. Em concreto, sobre práticas extrativistas na investigação, os compromissos éticos e a devolução de conhecimento a aqueles coletivos que investigamos.
Convidámos Daniela Ferrández e o colega Ruben Solís para partilhar os seus trabalhos e as suas experiências, às que juntamos outras reflexões como pontos de partida e inspiração para a discussão:
Em que medida estes conhecimentos são úteis/importantes para cada disciplina? e para a sociedade em geral?
Que metodologias não extrativistas se podem empregar para conhecê-las ou pesquisá-las? Que perigos metodológicos existem?
O que acontece quando quem desenvolve a pesquisa faz parte do grupo social subalternizado com o qual se faz uma investigação? Pesquisar com ou sobre?
Como podemos dar jeito a colaborações não extrativistas e transdisciplinares na pesquisa e divulgação dos resultados?
Deixamos o convite para aparecerem e o desafio de levarem alguma reflexão ou testemunho sobre minorias marginalizadas e histórias invisibilizadas.
Porque se pretende que este seja um momento de convívio informal e porque as melhores ideias surgem muitas vezes à volta da mesa, sugerimos que tragam o vosso copo ou caneca e uma qualquer contribuição (comida ou bebida) para um lanche partilhado.
____________________________
Evento organizado no âmbito do Ciclo de Metodologias “Roda de Saberes”