Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas

4.ª OFICINA | Transformar pela Arte: o Programa «EU no musEU»

Virgínia Gomes (Museu Nacional de Machado de Castro / Direção-Geral do Património Cultural)

15 de junho de 2023, 14h30-17h00

Sala 1, CES | Alta + Online

Dinamização de Mindfulness. Sessão Conjunta – EU no musEU, sessão 55, julho de 2017 | MNMC | © Rita Sousa (Voluntária)

Apresentação

O EU no musEU é um programa de estimulação cognitiva e social para pessoas com demência e seus cuidadores/as (familiares) que, pela Arte, os transforma, à eles/as, às respetivas famílias, às equipas envolvidas e aos membros da sociedade civil que nele se envolvem.

Porquê criar programas para pessoas com demência e seus cuidadores/as nos museus?

As realidades demográficas – portuguesa e europeia – demonstram a inversão da pirâmide etária e a urgência em apoiar uma faixa da população idosa, muitas vezes ativa, para a qual os programas ditos de inclusão dos museus são um meio de socialização, de democratização cultural e de recuperação de cidadania. A obra de arte utilizada como instrumento de comunicação da matriz cultural e pessoal destes públicos pode contribuir para a promoção da saúde mental e do enriquecimento cultural.

14h30 – Abertura
14h45 – Virgínia Gomes (Técnica Superior. Museu Nacional de Machado de Castro / Direção-Geral do Património Cultural)
15h30 – Roda colaborativa de experiências (moderação de Catarina Almeida Marado e Lorena Sancho Querol)
16h45 – Encerramento

Nota Biográfica

Virgínia Gomes é conservadora das coleções de Pintura, Desenho e Gravura do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC) em Coimbra, desde 1993, tendo produzido investigação sobre pintura antiga e comissariado diversas exposições, em diferentes áreas e com equipas multidisciplinares. Coordena alguns projetos de inclusão, com destaque para o programa “EU no museu”, para pessoas com demência e seus/suas cuidadores/as informais. Criado em 2011, este programa foi distinguido e referenciado por organismos da sociedade e da cultura em Portugal e na EU e replicado em Viseu, em 2018. Licenciada em História, pela FLUL (1983-1987), complementou a formação académica com as disciplinas curriculares de História da Arte, pela FLUC (1996-2000) e especializou-se em comunicação aumentativa junto de pessoas com demência, em museus, com o mestrado em Educação Especial pela ESECS do Instituto Politécnico de Leiria (2014-2016). Defende o papel do Museu como agente ativo na promoção da (in)formação para todos e com todos.

_______________________

Esta atividade realiza-se também através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória, até ao limite dos lugares disponíveis >> https://zoom.us/j/82340917237 | ID: 823 4091 7237  | Senha:  249491

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.