Oficina | Roda de Saberes

Laboratório de investigação artística transdisciplinar. Práticas artísticas no conhecimento senti-pensante

27 de outubro de 2022, 09h30-13h30

Salas 1 e 2, CES | Alta

Apresentação

Ao contrário da concepção da arte como representação e recepção, as práticas artísticas giram em torno da função sócio-pedagógica de um acto que se revela como enunciação. Este acto consiste no tempo parado de uma experiência, de um sonho, de uma declaração ou de uma rebelião transmitida através de um poema, de uma imagem, de um som ou de um movimento. E também de todos estes ao mesmo tempo, como expressão integral de cenários ideográficos representativos de experiências. Neste sentido, tratamos a arte desde a concepção da prática cultural como uma resposta a esquemas de dominação. Mas sobretudo, como formas estéticas com as quais tentamos construir novos horizontes de emancipação, com base numa cultura democrática.

Esta oficina baseia-se na prática artística como expressão identitária do imaginário daqueles que se encontram em processos de resistência contra-hegemónica. Basicamente, consiste na detecção e exploração de dispositivos de dominação através de lógicas quotidianas. Estes dispositivos são materializados através de acções, imagens, arquivos, etc., e permitem-nos ensaiar espaços alternativos de convivência através de uma estética que tem em conta as experiências históricas das comunidades e das pessoas.

A metodologia atravessa dois campos de aplicação prática que têm em comum a busca do conhecimento plural e recíproco. Por um lado, a investigação de acção participativa (Fals-Borda, 2015), que apoia a cumplicidade das experiências das comunidades como um espaço de conhecimento válido. Por outro lado, a Investigação Baseada nas Artes na perspectiva da acção onde não há separação entre sujeitos, entre teorias e práticas ou entre investigação e práticas artísticas (Borgdorff, 2012). Por conseguinte, a oficina será um espaço para partilhar uma experiência de investigação orientada pela prática social e cultural dos participantes.

NOTA relativa ao títuloSenti-pensar é um conceito de Orlando Fals Borda, sociólogo crítico colombiano e um dos fundadores da Investigação-Acção Participativa na América Latina. É um conceito muito específico, que faz referência aos sentidos na procura de conhecimento (no caso desta oficina, ao corpo como espaço de pensamento-reflexão).


Oficina presencial limitada a um máximo de 20 participantes que serão seleccionados/as por ordem de inscrição.
 

Oficina organizada no âmbito do Ciclo de Metodologias "Roda de Saberes" | Sessão dinamizada por Manuel Muñoz Bellerin e Cláudia Pato de Carvalho (CES) | Contacto: rodadesaberes@ces.uc.pt


Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes IV