CES Summer School

27, 28, 29 e 30 de junho, 2022 e 04, 05, 06 e 07 julho, 2022

Evento Online

Formadores/as

Sofia da Palma Rodrigues é editora da Divergente, uma revista digital de jornalismo narrativo, e doutorada em Pós-Colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra. Faz parte da Bagabaga Studios, uma cooperativa de criação multimédia, onde participou na realização, produção e escrita de argumento de vários projetos que cruzam os mundos do jornalismo, do cinema e da academia. Nos últimos anos, estudou as micronarrativas que relatam as vivências e os afetos experienciados pelos Comandos Africanos da Guiné que lutaram ao lado do Exército português durante a  Guerra Colonial, e os impactos do silenciamento destas vozes na descolonização que Portugal ainda não cumpriu.

Renan Inquérito é brasileiro, RAPeiro e SARAUzeiro, doutor em Geografia e professor visitante da UFABC (Universidade Estadual do ABC). Iniciou sua trajetória como docente em assentamentos rurais, depois deu aulas para o ensino fundamental, médio, cursinho e Faculdade. Artisticamente atua na cultura hip-hop desde 1997, quando fundou o grupo de rap Inquérito, com o qual gravou 9 discos, dezenas de músicas, videoclipes e centenas de shows. Sua produção acadêmica não abandona sua experiência de vida, como pode ser visto na Dissertação de Mestrado Território Usado: Cada Canto um Rap, Cada Rap um Canto defendida na UNICAMP em 2010 e também na Tese de Doutorado O Relevo da Voz: Um Grito Cartográfico dos Saraus em São Paulo, defendida na UNESP em 2019. Com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos escreveu o roteiro do espetáculo Ópera Rap Global (2013) e participou do livro Na Oficina do Sociólogo Artesão (2019).

Viviana Checchia é uma curadora e investigadora activa internacionalmente. Actualmente é curadora de Residência na Fundação Delfina, Londres. Anteriormente foi Conferencista Principal em Belas Artes na HDK-Valand, Gotemburgo e, previamente, Curadora de Envolvimento Público no Centre for Contemporary Arts: Glasgow. Viviana Checchia também produziu e contribuiu para uma série de projectos internacionais, incluindo o Prémio Jovem Artista do Ano 2014 em Ramallah e a 4ª Bienal de Atenas. Durante os últimos onze anos, co-dirigiu o "vessel (navio)", uma plataforma curatorial com sede na Apúlia, Itália. Em 2013, Viviana Checchia recebeu o prémio ICI/DEDALUS Research Award pela investigação levada a cabo nos Estados Unidos sobre práticas de envolvimento social, e em 2016 recebeu o Igor Zabel Award for Culture and Theory Laureate's Choice pela sua contribuição para a compreensão e caracterização internacional da arte da Europa de Leste.

Inês Nascimento Rodrigues é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra na linha de investigação "A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos". Integra a equipa de coordenação do Observatório do Trauma do CES. Atualmente, desenvolve a sua pesquisa no âmbito do projecto "CROME - Memórias Cruzadas, Políticas do Silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais", coordenado por Miguel Cardina e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação. É doutorada em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo CES/FEUC, tendo elaborado um estudo sobre o «Massacre de Batepá», em São Tomé e Príncipe, que venceu a 11.ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa. Os seus actuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória e culturais, nas teorias pós-coloniais e nos debates sobre a representação e comemoração das guerras coloniais e de libertação.