Seminário

Da academia para o público: investigação e transferência da história da dissidência sexual na Galiza (Espanha)

Daniela Ferrández Pérez (CES)

26 de setembro de 2022, 16h00-17h30

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Apesar do facto de que nos últimos anos assistimos a um incremento dos trabalhos académicos sobre história e a memória da dissidência sexual, estas continuam a ser matérias completamente ausentes tanto das políticas públicas de memória desenvolvidas pelas administrações públicas como dos currículos educativos. No entanto, e tal como reconhece o governo espanhol, a divulgação deste campo de estudos é fundamental para alargar a consciência social sobre a igualdade e a não discriminação das pessoas LGBT+.

Importa compreender que a diversidade sexual e de género não é uma criação do presente, mas sim uma característica humana que se expressou de modos diferenciados conforme a sociedade e o contexto. Importa, também, identificar e desconstruir certas ideias de que dependem muitos discursos LGBTfóbicos, a sua procedência e o seu significado ao longo da história contemporânea. Situando-nos no espaço peninsular, a investigação sobre a história da dissidência sexual recupera memórias reprimidas nas ditaduras ibéricas pelo facto de não cumprir com a norma sexual imposta, analisando também o papel dos movimentos de libertação homossexual e LGBT no processo de construção de uma cidadania democrática.

Neste sentido, a comunicação expõe uma série de atividades concretas e que partem da colaboração entre academia, instituições educativas e administrações públicas durante o primeiro semestre de 2022 na Galiza (Espanha). No seu conjunto, estas atividades estão visam a que os conteúdos investigados sobre a história da dissidência sexual no século XX na Galiza tenham impacto nos âmbitos educativo e social, num processo que conte com a participação de coletivos e ativistas.


Nota biográfica

Daniela Ferrández Pérez | 
Investigadora pós-doutoral Margarita Salas  Doutora em História Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha). Investigadora pós-doutoral Margarita Salas em estágio no Centro de Estudos Sociais até dezembro de 2023, Investigadora associada do projeto REMEMBER e membro do GPS-CES (Grupo de Pesquisa em Sexualidade). Os meus interesses de investigação são a história da dissidência sexual nas ditaduras ibéricas e da conformação dos movimentos de libertação homossexual-LGBT na península ibérica, com especial interesse na divulgação destes conteúdos nos âmbitos educativo, social e ativista. É autora do livro A defunción dos sexos: dissidentes sexuais na Galiza contemporánea.


Organização: Projeto REMEMBER | Vivências de Pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020). Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), ref.ª: PTDC/SOC-ASO/4911/2021.