Concerto de abertura do Gender Workshop Series XIII

Batucadeiras Bandeirinhas da Boba

22 de outubro de 2022, 16h00

Pátio do Centro de Artes Visuais (Coimbra)

Apresentação

Espetáculo musical, narrativas e memórias de mulheres negras. Concerto de abertura do Gender Workshop Series XIII (2022/2023)

Sediado no Casal de São Braz no Concelho de Amadora em Lisboa, o grupo de batucadeiras Bandeirinha foi criado em 2016 por um conjunto de mulheres cabo-verdianas, empregadas domésticas, com o objetivo de construir um espaço de intimidade, cumplicidade e partilha, através do batuque, este género cultural cabo-verdiano, profundamente griótico na sua metodologia, onde  a palavra é cantada, dançada, performada a  partir da língua cabo-verdiana. O grupo define o seu espaço como um território de “respiração”, onde cada elemento pode aliviar os problemas da vida sobretudo laboral, podendo expressar-se livremente e na totalidade, dando ao corpo todas as possibilidades de  manifestação sem amarras nem preocupações e sobretudo, sem nenhuma forma de domesticação. Além de ser este lugar onde se tecem relações entre os membros, Bandeirinha desempenha um importante papel educativo no seio da comunidade da Boba e não só, tendo a memória e a história como principais  instrumentos de trabalho. A condição da mulher negra, africana, mãe e trabalhadora, a juventude, África, o racismo, as injúrias e injustiças no mundo do trabalho, o respeito pelos mais velhos e pela comunidade, o direito à uma vida digna, o quotidiano,  são alguns dos vários tema que atravessam o seu  trabalho artístico  que  assume um posicionamento engajado do seu território político.
 

Integrado na iniciativa «Afro-Portugal: Contas de Torna-Viagem», organizada pelo Teatro Académico de Gil Vicente e o Teatro da Cerca de S. Bernardo