Seminário

Resistência dos Povos Indígenas e Quilombolas durante a Pandemia da COVID-19

24 de março de 2021, 15h00 (GMT)

Evento em formato digital

Apresentação

Durante a pandemia da COVID-19, populações indígenas e quilombolas enfrentam além da omissão e negligência do Estado, a eliminação de medidas de proteção de seus territórios que favorecem a invasão de suas terras e outros crimes ambientais como queimadas e desmatamento. Respondendo a essa situação, várias organizações indígenas desenvolveram e implementaram uma série de estratégias de resistência que reforçaram elementos da autogestão e o direito à soberania. Os palestrantes apresentarão algumas dessas estratégias no Brasil e também comparando com experiências nas Américas. 


Intervenientes

Nadejda Marques - CES - apresentará algumas experiências de resistência dos povos indígenas nos Estados Unidos durante a pandemia

Manoel Severino Moraes de Almeida -  Cátedra UNESCO/UNICAP Dom Helder Camara - apresentará sobre a Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas de Pernambuco - REMDIPE

Renato Athias - Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE - apresentará sobre as relações interétnicas no enfrentamento ao novo Coronavírus.

Dirceu Rodolfo de Melo Júnior - Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - apresentará sobre cooperação universidade, Tribunal de Contas e povos indígenas em Pernambuco

Patrícia de Menezes Cardoso - CES - apresentará sobre a experiência dos povos e comunidades caiçaras,  quilombolas e guaranis mbya na região de Ubatuba.

Comentários: Bruno Sena Martins (CES)

______________________


Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/86101943655?pwd=UEo1WHJmSC9EbTd5Y1FaM1pIWk5ZUT09
ID da reunião: 861 0194 3655 | Senha de acesso: 936943

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.