Seminário

Impactos Pandémicos na Cultura no Brasil e em Portugal

26 de abril de 2021, 17h-19h (Portugal) || 13h-15h (Brasil)

Evento em formato digital

Apresentação

A pandemia da Covid-19 afetou diversas áreas econômicas e sociais no mundo, no entanto os múltiplos setores do campo da cultura sentiram a crise de maneira mais severa. Apesar de ser considerada nas diferentes narrativas políticas e pelas políticas públicas como uma área relevante para o desenvolvimento humano, o novo corona vírus expôs as fragilidades estruturais e a precarização laboral da cultura. Equipamentos, empresas, organizações, projetos e iniciativas culturais, em virtude das restrições e limitações impostas pelas regras sanitárias, interromperam suas atividades, sujeitando-se a sucessivas alterações do quadro instável de controle da disseminação da doença. Os trabalhadores da cultura, em sua maioria autônomos e informais, estão em situação precária de extrema necessidade, pois suas atividades encontram-se comprometidas ou impedidas com a atual situação, bem como, em alguns casos, não é possível adaptá-las para a vida digital. Além disso, nessas circunstâncias, as iniciativas governamentais têm sido insuficientes para lidar com as contingências de setores distintos. Diante deste cenário pandêmico, o objetivo deste Seminário é reunir investigadores e agentes culturais da sociedade civil para discutir o papel e as iniciativas do Estado no enfrentamento dos impactos negativos da Covid-19 sobre a cultura, e compreender como os diferentes atores dos setores culturais têm reagido a estes tempos de incerteza, no Brasil e em Portugal.

Intervenientes

Manuel Gama (Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e Co-Coordenador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura – PolObs da Universidade do Minho)

Marisa S. Mello (Produtora Cultural integrante do Centro Cultural Galpão Bela Maré e do Observatório de Favelas e Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense)

Amarílis Felizes (Economista, produtora cultural e presidente da Plateia - Associação de Profissionais das Artes Cénicas. Discente do Doutoramento Interdisciplinar em Economia Política ISCTE-IUL, FEUC e ISEG-UL)

Moderação: João Paulo Dias (Investigador do CES/UC) e Rodrigo Vieira Costa (Investigador Visitante com Estágio Pós-Doutoral no CES/UC - 2020-2021 e Docente do Mestrado em Direito e Coordenador do Curso de Direito da UFERSA)

__________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 810 2788 3397 | Senha de acesso: 788961

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.