SEMINÁRIO | CES, SAÚDE E EPISTEMOLOGIAS DO SUL

"Era fabuloso o que dizia o corpo": repensar saúde, acessibilidade e cuidado a partir da doença crónica

Mara Pieri (CES)

27 de maio de 2021, 15h00 (GMT +01:00) (CANCELADO)

Evento em formato digital

Por motivos de natureza pessoas da oradora, este seminário foi cancelado.

Inserido no Ciclo CES, Saúde e Epistemologias do Sul, este seminário conta com a intervenção de Mara Pieri (CES) e comentário de Bruno Sena Martins (CES).

Resumo

As doenças crónicas têm vindo a representar condições cada vez mais diversas e presentes nas sociedades ocidentais. Contudo, muitos aspetos desta experiência tão variada carecem ainda de análise tanto do ponto de vista teórico quanto empírico. A partir dos exemplos recolhidos durante a minha investigação de doutoramento com jovens adultos LGBTQ+ em Itália e Portugal, neste seminário pretendo refletir sobre os aspetos fluidos e interseccionais que colocam a experiência da doença crónica numa zona cinzenta entre visibilidade e invisibilidade, entre saúde e deficiência. Considerar estes aspetos permite-nos desafiar os conceitos de tempo, acessibilidade e saúde, ao mesmo tempo que repensamos as formas de cuidado, o papel da sexualidade e as intersecções entre diferentes marcos identitários.

Nota: "Era fabuloso o que dizia o corpo" é retirado de "O que dizia o corpo", Rafael Campo (1996)

Notas biográficas

Mara Pieri é doutorada em "Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas" no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Mestre em Sociologia na Universidade de Trento (Itália). Desde 2017 é membro do Comitato Diretivo da Rede de Investigação sobre Sexualidade da ESA (Sociedade Europeia de Sociologia). Desde 2018 é coordenadora da Secção Temática em Sexualidade e Género da APS (Associação Portuguesa de Sociologia). Conjuga o interesse para estudos sobre deficiência com os estudos queer/crip, através de uma abordagem interseccional e um enfoque específico sobre doenças crónicas. Em 2020, a sua investigação de doutoramento ganhou o prémio "Controtempo" da Fundação Codici Ricerca e Intervento, para a divulgação de um guia para profissionais de saúde sobre questões LGBTQ+ e doença crónica.

____________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
ID da reunião: 839 9150 3356 | Senha de acesso: 049846

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.