I Intersectional Conference 2020

Encarceramento e sociedade

29 a 31 de janeiro de 2020

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Sessões Plenárias

Oradoras Principais
 

Ruth Wilson Gilmore é Diretora do Centro Território, Cultura e Política e professora de Geografia Política da Universidade da Cidade de Nova York, especialista em abolicionismo e sistema carcerário americano. É uma pensadora influente nos Estados Unidos, co-fundadora de muitas organizações de justiça social, incluindo California Prison Moratorium Project e também do Critical Resistance, juntamente com a pesquisadora e ativista Angela Davis. Ambas organizações são muito importantes no combate ao sistema prisional e carcerário americano, com forte atuação na luta anti-racista nos Estados Unidos.


Francisca van Dunem nasceu em Luanda, em 1955. Licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em julho de 1977. Magistrada do Ministério Público desde setembro de 1979. Monitora de Direito Penal e Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa entre 1977 e 1979; assessora de sindicância e inquérito na Alta Autoridade contra a Corrupção, entre 1985 e 1987, em comissão de serviço. Delegada do Procurador da República no Tribunal do Trabalho, no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa e no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. Integrou o Gabinete do Procurador-Geral da República entre 1999 e 2001. Diretora do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa entre 2001 e 2007 e Procuradora-Geral Distrital de Lisboa, de 2007 a 2015 - ano em que suspendeu funções para tomar posse enquanto Ministra da Justiça do XXI Governo Constitucional.

Foi membro da Rede Judiciária Europeia em matéria penal entre 2003 e 2007 e representante de Portugal em várias reuniões e Comités Técnicos de Organizações Internacionais, nomeadamente o Comité Europeu para os Problemas Criminais, do Conselho da Europa, e o Observatório Europeu dos Fenómenos Racistas e Xenófobos da União Europeia. Representante do Conselho Superior do Ministério Público na Unidade de Missão para a Reforma Penal; Membro da Comissão de Revisão do Código de Processo Penal de 2009.; Membro do Conselho Superior do Ministério Público; Representante do Conselho Superior do Ministério Público no Conselho de Gestão do Centro de Estudos Judiciários. Juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça.


Shahd Wadi Palestiniana, entre outras possibilidades, mas a liberdade é sobretudo palestiniana. Procurou as suas resistências ao escrever “Feminismos dos corpos ocupados: as mulheres palestinianas entre duas resistências”, tese de mestrado em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra, a mesma instituição onde veio a obter o doutoramento. Para os respetivos graus académicos, ambas as teses foram as primeiras no país na área dos Estudos Feministas. Foi então selecionada para a plataforma Best Young Researchers (erd). No seu livro Corpos na Trouxa. Histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio (2017), aborda as narrativas artísticas no contexto da ocupação israelita da Palestina e considera as artes um testemunho de vidas. Também da sua.