Colóquio Internacional

Viver para além da guerra: Histórias, Etnografias e Agências nas Guerras de Libertação em Angola, Moçambique e Guiné-Bissau

23 de maio de 2019, 09h00

Sala 1, CES | Alta

Enquadramento

As múltiplas narrativas silenciadas sobre o período colonial tardio do império português (1961-1974) começam a emergir nas esferas académicas. No entanto, existe ainda um longo caminho a percorrer até que estas histórias integrem debates públicos, verdadeiros e catárticos, no sentido de reconhecer as várias dimensões destas guerras, levadas a cabo por homens e mulheres. Do lado de quem foi oprimido/a, nas antigas colónias de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, e da pluriversalidade de vozes que fizeram possível a libertação emergem, na sua maioria, as narrativas de homens.

Partindo do que consideramos evidente, que as mulheres participaram ativamente tanto nas guerras como nas vidas que se desenrolavam em simultâneo, este colóquio internacional irá abordar o lugar das mulheres nessas histórias, coloniais e pós-coloniais, tanto os papéis na guerra que lhe são atribuídos como os efetivos, as agências que reivindicam como suas e o silêncio epistémico geral na literatura existente sobre o tema.

Deixando de lado narrativas grandiosas, teleologia e análises binárias, o colóquio dedicará especial atenção às estratégias e táticas desenvolvidas para a renúncia do colonialismo como experiência vivida, a dois níveis: em termos da luta armada e como ontologia para uma efetiva dissociação do colonial, ou seja, como descolonização epistémica. Com este enquadramento, o colóquio terá como foco as histórias das guerras, da descolonização e outras histórias, a partir de uma perspetiva de género. Os temas propostos são os seguintes:

• Guerras coloniais e vozes sub-representadas
• Narrativas de sobreviventes nas guerras coloniais
• Mulheres nas lutas pela libertação: agências desconhecidas
• Histórias para além das narrativas de heroísmo armado
• Género, Raça, Classe e Sexualidade durante a guerra armada
• Memória(s) e comemoração de conflitos coloniais e guerras de libertação
• Justiça e conceitos legais no período de descolonização
• Literatura, Arte e Cinema em ambos os lados do conflito
• Resistência pacífica e armada

Participantes: Maria Paula Meneses, Boaventura de Sousa Santos, Maria da Conceição Neto, Mustafah Dhada, Sofia da Palma Rodrigues, Natércia Coimbra, Raquel Ribeiro, Marisa Ramos Gonçalves, Benedito Machava, Denisse Kátia Omar, Iolanda Vasile, Bruno Sena Martins, Cristina Valentim, Catarina Laranjeiro, Dulce Passadas.

No âmbito do projeto BLEND - Desejo, Miscigenação e Violência: o presente e o passado da Guerra Colonial Portuguesa (ref.ª PTDC/IVCANT/6100/2014), do Programa de Doutoramento «Pós-Colonialismos e Cidadania Global» (CES/FEUC), com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

______________

Crédito fotográfico: Sergio Santimano