O medo do crime no Brasil e os processos de subjetivação contemporâneos

Cristina Rauter (Universidade Federal Fluminense)

14 de fevereiro de 2019, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Neste seminário pretendemos apresentar um estudo sobre a questão do crime no Brasil como fenômeno que possui múltiplas dimensões: históricas, políticas, institucionais, midiáticas, produzindo efeitos sobre os processos de subjetivação. Considerando o medo como o principal fenômeno relacionado a estes processos, buscamos compreendê-lo a partir da teoria dos afetos da filosofia Spinoza, numa perspetiva transdisciplinar.

Nota biográfica

Cristina Rauter - Professora Titular de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal Fluminense. Foi psicóloga no sistema penitenciário do Estado do Rio de Janeiro. Foi membro da equipe clínica do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo (1998). Mestre em Filosofia pela PUC do Rio de Janeiro.(1982) Graduação em Psicologia na UFRJ (1975). Pós doutorado em filosofia na Universidade de Amiens. (2011)
Autora dos livros Criminologia e Subjeitivdade no Brasil. Rio de Janeiro, Editora Revan, 2003; Clínica do Esquecimento. Eduff, 2012; O Medo do Crime no Brasil: Controle Social e Rebelião, E-Papers, 2017.

Organização: Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies