Seminário

O feminismo, os podres poderes e a resistência

Simone Schmidt (UFSC/CNPq)

9 de setembro de 2019, 14h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

A pesquisa que inicio agora desenvolve-se em torno do tema das escritas de resistência por mulheres, nos países africanos de língua portuguesa, no Brasil e em Portugal (enfocando especialmente os períodos de autoritarismo de Estado: o colonialismo salazarista e a ditadura militar no Brasil). Tomando, portanto, como mote o tema da resistência, neste trabalho pretendo investigar as principais contribuições epistemológicas e políticas que o feminismo tem a nos oferecer, particularmente em contextos históricos regressivos, como o que se apresenta no Brasil atual, entendendo a potencialidade de resistência e transformação que práticas e teorias feministas representam, desde sua origem. Nas escritas de autoria feminina que pretendo enfocar, ainda que brevemente, revelam-se questões passadas e presentes onde se intersectam gênero, raça, classe e etnia, fazendo ressoar vozes de resistência ao patriarcado, às tiranias, às violências...

Nota biográfica

Simone Pereira Schmidt é Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), tendo realizado Pós-Doutoramento em Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa (2005) e em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense (2012). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, exerce docência e orientação no Curso de Letras-Português, no Programa de Pós-Graduação em Literaturas e no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC.

É pesquisadora do CNPq, vinculada ao Literatual/UFSC (Núcleo de Pesquisa em Literatura Atual-Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade), ao IEG/UFSC (Instituto de Estudos de Gênero), ao GT “A Mulher na Literatura” da ANPOLL e ao Grupo de Pesquisa “Perspectivas pós-coloniais: literaturas e culturas em língua portuguesa” (UFF-CNPq).

Atua nas áreas de estudos feministas e pós-coloniais, desenvolvendo pesquisa sobre “Escritoras africanas e a construção de um pensamento ao Sul”. Autora de livros como Gênero e história no romance português e Poéticas e políticas feministas, tem diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Atualmente prepara novo projeto de pesquisa, intitulado “Diálogos estéticos/políticos ao Sul: mulheres e escritas de resistência no contexto da língua portuguesa”.

Evento no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas e do NHUMEP | Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz