Ciclo de Cinema

Guiné-Bissau, 46

5 e 12 de fevereiro de 2019, 21h30

Teatro da Cerca de S. Bernardo (Coimbra)

5 de Fevereiro de 2019, Terça-feira, 21h30

«Mortu Nega» de Flora Gomes (M/12, 92′)

Sinopse: A história de uma mulher que procura o seu marido, no auge da guerra pela independência. Encontra-o e salva a sua vida. Quando a paz finalmente chega, eles têm de reaprender a estar e a viver juntos, numa terra destruída.

Após a projeção debate com os comentários de:

Celeste Fortes, cabo-verdiana, feminista, comprometida com as revoluções no “Sul”
Julião Soares Sousa, Guineense (Guiné-Bissau), Doutor em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra. Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra no Grupo História e Memória
Sumaila Djalo, guineense, activista e professor do ensino secundário em Bissau

12 de Fevereiro de 2019, Terça-feira, 21h30

«A Batalha de Tabatô» de João Viana (M/12 , 78′)

Sinopse: A história passa-se na Guiné-Bissau, na aldeia de Tabatô, onde todos os habitantes são músicos. Um ex-combatente da guerra colonial regressa ao país para assistir ao casamento da filha, professora de História, com um dos músicos da aldeia. Mas os traumas provocados pela guerra não o deixam tranquilo. Os músicos da aldeia reúnem-se então para iniciar uma batalha: a música de Tabatô contra as recordações de um passado não muito distante.

Após a projeção debate com os comentários de:

Bruno Sena Martins, investigador do CES com trabalho desenvolvido em torno dos colonialismos, do corpo e da memória social
Teresa Almeida Cravo, professora de Relações Internacionais (FEUC) e investigadora do CES