Ciclo

Extensão universitária e Epistemologias do sul: Aproximação necessária

13 de setembro, 1 de outubro e 26 de novembro de 2019, 14h30

Notas biográficas

ALEXANDRA RODRIGUES DE OLIVEIRA (UFU)
Graduada em Serviço Social pela Faculdade Católica de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Especialista em Trabalho Social com Famílias. Foi bolsista de extensão e assessora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da Universidade Federal de Uberlândia (2008-2010) atuando com empreendimentos de catadores/as e da agricultura familiar. Atuou como Assistente Social e supervisora de estágio no Escritório de Assessoria Jurídica Popular da UFU (2011) e na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho da Prefeitura de Uberlândia, Minas Gerais (2013-2015). Atua no Centro Nacional de Referência em Dermatologia Sanitária e Hanseníase do Hospital de Clínicas da UFU. Foi Diretora do Conselho Regional de Serviço Social, Seccional de Uberlândia - CRESS/MG - 6° Região (Gestão 2017-2018).

ASCISIO DOS REIS PEREIRA (UFSM)
Possui licenciatura em Filosofia na PUC-CAMPINAS 1994, Especialização em Ética 1995, Mestrado em Ética 2000, todos pela PUC-CAMPINAS. Doutorado em Educação pela Unicamp, na área de História e Filosofia da Educação 2006. Professor Associado junto a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nas disciplinas de Fundamentos da Educação. Atua também no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica. Participou (2014-2018) como Pró-Reitor Adjunto de Extensão, da criação e consolidação de projeto institucional, uma incubadora social, da UFSM, Observatório de Direitos Humanos da UFSM, entre outros projetos da Pró-Reitoria. Atualmente coordena o Projeto Agricultores Orgânicos da Região central do Rio Grande do Sul.

DECIO AULER (UFSM)
Possui licenciatura em Física, mestre em Educação (1995) e doutor em Educação (2002). Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando nos temas: Currículo, Agroecologia, Paulo Freire, Pensamento Latino-americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS). Participou da criação e consolidação de projeto institucional, uma incubadora social, atuando, no momento,  no projeto Agricultores Orgânicos da Região Central do Rio Grande do Sul. Nesse último, trabalha a complementariedade entre processos produtivos (agroecologia) e educativos, dedicando-se à consolidação das categorias coprodução e co-aprendizagem.

ERICK MORRIS
Doutorando em Pós-Colonialismos e Cidadania Global (CES/FEUC). Tem como temas de pesquisa educação popular na América Latina, movimentos sociais e democracia. Seu projeto de tese conta com o título de "Universidades Populares e as Epistemologias do Sul", sob orientação de Boaventura de Sousa Santos (UC) e de Shirley Aparecida Miranda (UFMG). É mestre em Ciência Política pela Florida International University (2004) e licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Trabalhou na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e no Instituto Paulo Freire (IPF). É membro do grupo de pesquisa Curupiras - Colonidades e Outras Epistemologias.

GABRIEL HUMBERTO MUÑOZ PALAFOX (UFU)
Licenciado em Educação Física, Mestre em Supervisão e Currículo (1989) e Doutor em Educação e Currículo (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde foi aluno de Paulo Freire. É ativista da Educação Popular e da Educação Pública desde 1981. Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU atua nas áreas de Política, Gestão da Educação e Currículo do Programa de Pós-graduação em Educação. Foi pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (2001-2004 e 2005-2008); membro fundador desde 2003 e coordenador do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários da UFU (2008-2012). Entre 2016 e 2018 coordenou o Programa de Qualidade Ambiental de Empreendimentos Populares da Agricultura Familiar e Reciclagem de Resíduos Sólidos.

SARA ARAÚJO
Sara Araújo doutorou-se em Sociologia do Direito com uma tese sobre pluralismo jurídico e Epistemologias do Sul. Fez parte da equipa de coordenação do Projeto Alice, hoje transformado em Programa de Investigação em Epistemologias do Sul. Pertence ao coletivo que coordena a Universidade Popular dos Movimentos Sociais na Europa. Fez parte do Observatório Permanente da Justiça (2003-2005), foi membro da equipa de investigadores/a do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Moçambique (2005-2006) e investigadora associada do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane (2008-2010). É co-coordenadora da Escola de Verão das Epistemologias do Sul. Foi co-organizadora do livro "A dinâmica do pluralismo jurídico em Moçambique" (2014) e publicou vários artigos em revistas científicas sobre a justiça em Moçambique e a descolonização do Estado e do direito. É co-autora de dois capítulos no livro "Retratos da justiça moçambicana: Redes informais de Resolução de conflitos em espaços urbanos e rurais" (Org. André Cristiano José, 2016); autora, entre outros, de um capítulo no livro "Epistemologias do Sul" (org. Karina Bidaseca e Maria Paula Meneses, 2018), um capítulo no livro "A ciência ao serviço do Desenvolvimento? Experiências de países africanos falantes de língua oficial portuguesa" (org. Teresa Cruz e Silva e Isabel Casimiro, 2015), um capítulo no livro "In Search of Justice and Peace. Traditional and Informal Justice Systems in Africa (Org. Manfred Hinz e Clever Mapaure, 2012)"; um capítulo no livro "Pluralismo Jurídico. Os novos caminhos da contemporaneidade" (Org. Antônio Wolkmer, 2010). Os seus interesses de investigação incluem pluralismo jurídico, constitucionalismo transformador, cartografias jurídicas pós-abissais, direitos humanos e interculturalidade, educação popular, ecologia de saberes e de justiças. Tem experiência de trabalho de campo em Portugal, Moçambique e Timor-Leste. Em 2008 recebeu o prémio Agostinho da Silva atribuído pela Academia de Ciências de Lisboa.

TERESA CUNHA
É doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde ensina em vários Cursos de Doutoramento; co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), os ciclos do Gender Workshop e Oficinas das Epistemologias do Sul e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. É investigadora associada do CODESRIA e do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Em 2017 , foi agraciada com a Ordem de Timor-Leste pelo Presidente da República Democrática de Timor-Leste. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos; mulheres transição pós- bélica, paz e memórias; outras economias e economias feministas; direitos humanos. Tem publicados vários livros e artigos científicos em diversos países e línguas dos quais se destacam: Women InPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial; Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor- Leste; Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver; Elas no Sul e no Norte; Vozes das Mulheres de Timor; Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem; Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; Andar Por Outros Caminhos e Raízes da ParticipAcção