Lição

Ecofeminismo, para além da metafísica patriarcal

Ivone Gebara (Filósofa e teóloga feminista)

13 de novembro de 2019, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Teóloga e freira, Ivone Gebara viveu grande parte da sua vida numa favela da periferia do Recife, ancorando a sua reflexão filosófica e teológica na experiência de contacto diário com os mais desfavorecidos. Alguns dos seus temas de eleição – a natureza do mal e dos poderes de opressão, o patriarcado e a destruição ecológica – resultam, pois, de um diálogo constante entre experiência e reflexão teórica. Autora de uma obra vasta, publicada em português, espanhol, francês e inglês, Ivone Gebara percorre o Brasil e diferentes partes do mundo ministrando cursos, proferindo palestras sobre hermenêutica feminista e ecofeminista, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos do discurso religioso.

 

Nota biográfica

Ivone Gebara - Figura central na Teologia da Libertação e uma das fundadoras da Teologia Feminista na América Latina, nasceu em dezembro de 1944, em São Paulo, Brasil. Doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo, doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovaina – Bélgica. Lecionou durante 17 anos no Instituto de Teologia do Recife, até sua dissolução decretada pelo Vaticano em 1989.

Vive e escreve atualmente em São Paulo depois de 34 anos de vida em Pernambuco, nordeste do Brasil. Percorre o Brasil e diferentes partes do mundo ministrando cursos, proferindo palestras sobre hermenêutica feminista e ecofeminista, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos do discurso religioso. É assessora de alguns Movimentos Populares, Grupos de Mulheres, Grupos de Arte e Teatro e membro do Conselho Consultivo da Revista Eclesiástica Brasileira. Escreve periodicamente para várias revistas nacionais e internacionais. Tem vários livros e artigos publicados em português, espanhol, francês e inglês. Da sua vasta obra, podemos destacar Mulheres, religião e poder. Ensaios feministas (2018), Filosofia feminista. Uma brevíssima introdução (2017) e Travessias e Acenos. Romance (2019).