Seminário

Corrupção e crise política no Brasil

Leonardo Avritzer (CES/UFMG)

24 de janeiro de 2019, 11h00

CES | Lisboa

Apresentação

O combate à corrupção se tornou o principal preocupação dos brasileiros e o combate à corrupção está acima de todas as outras bandeiras no processo eleitoral que levou à vitória de Jair Bolsonaro. Centrado na operação Lava Jato, o combate à corrupção no Brasil pode ser denominado de operação jurídico mediática com o objetivo de mudar a perceção dos atores socais acerca da corrupção como fenómeno. Não apenas existem fortes elementos de singularização de comportamentos em relação a determinados grupos políticos. Iremos discutir também a imprensa, especialmente a grande mídia, que aceitou a singularização proposta pela operação Lava Jato. Este será o tema da mesa na qual serão também apresentados dois livros recentemente produzidos em torno do tema da operação Lava Jato. São eles: Justiça no Brasil: as margens da democracia e Operação Lava Jato e a Democracia Brasileira.

Nota biográfica

Leonardo Avritzer
 - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), doutorado em Sociologia Política - New School for Social Research (1993) e pós-doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (1998-1999) e (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi representante de área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2005-2011), professor visitante da USP (2004), da Tulane University (2008) e investigador associado do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2009). Foi diretor da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (1997-1998) e atual presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (2012-2014). É membro do Conselho Consultivo da International Political Science Association (IPSA). É autor dos seguintes livros: Democracy and the public space in Latin America (2002) e A moralidade da democracia (1996) - prêmio melhor livro do ano (ANPOCS), Participatory Institutions in Democratic Brazil (2009), Los Desafios de la Participación en América Latina (2014).