Conversas sobre masculinidades

1 de março de 2019, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Resumo

Engajados na agenda feminista que tem investido no debate sobre as relações de poder, espaços de opressão e a busca de alternativas de convivência no âmbito do gênero/sexualidades, o seminário pretende mobilizar um momento de reflexividade sobre o exercício de diferentes masculinidades e as dimensões machistas que contornam o modelo de masculinidade hegemônica. O que está em causa é a própria operação de (des)construção das masculinidades a partir dos atos de diferenciação quanto à feminilidade. Entendemos também que o feminino, assim como o masculino, toma um aspecto mais abrangente que não recai apenas sobre os corpos identificados como mulher (ou homem), e que friccionar reflexões sobre binarismos e práticas machistas pode ser um importante dispositivo de transformação de modos de entender/agir (sobre) as relações de gênero na vida contemporânea.

Objetivo geral
Promover um espaço de diálogo, provocação e reflexão sobre diferentes performances de masculinidades encenadas em experiencias cotidianas, tendo em vistas seus diferentes efeitos.

- Promover um espaço de conversa sobre masculinidades.
- Produzir entendimentos sobre a percepção dos participantes sobre "ser homem", "masculinidade", etc.;
- Motivar reflexividades sobre diferentes tipos de masculinidades,. A ideia é questionar, de forma mais simples e acessível possível, o que está em jogo e as motivações do exercício de masculinidades tóxicas ;
- Motivar entre os participantes algumas reflexões textualizadas sobre a temática com proposição de mudanças pessoais/sociais.

No final do seminário decorrerá a apresentação do Livro "De guri a cabra-macho: Masculinidades no Brasil" ((Lamparina/CNPq) | Orgs: Márcio Caetano e Paulo Melgaço da Silva Junior

[Paulo Melgaço da Silva Júnior é Pós-doutorando em Educação (UFRJ) e Professor na rede pública de Educação de Duque de Caxias do Estado do Rio de Janeiro // Márcio Caetano é líder do Nós do Sul (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas) e Professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).]

Nota biográficas dos oradores

José Sena é doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/CNPq, sendo integrante do NUDES – Núcleo de Estudos em Discursos e Sociedade. Atualmente, faz estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC), onde desenvolve pesquisa no âmbito dos estudos Queer.

Gustavo Borges Mariano é mestrando em Ciências Jurídico-Filosóficas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás e voluntário no Projeto Educação LGBTI da associação Rede Ex Aequo.