Oficina | Roda de Saberes

Abordagens à cultura material e visual no âmbito dos estudos culturais

5 de junho de 2019, 15h00

Sala 2, CES | Alta

Relatório da sessão

A sessão iniciou-se com uma contextualização da oficina em relação à oficina anterior, sobre Metodologias Visuais, estabelecendo-se uma ligação entre ambas: esta apresentou outras abordagens à cultura visual, mas, neste caso, especificamente no domínio dos estudos culturais. Seguiu-se uma apresentação breve das facilitadoras, ambas formadas em estudos linguísticos e literários mas a desenvolver investigação em estudos culturais desde a década de 1990.

A sessão decorreu em quatro momentos. Partindo das questões fundadoras subjacentes à formação do campo dos estudos culturais, as facilitadoras apresentaram uma breve revisão histórica do caminho dos estudos culturais de anti-disciplina a disciplina, assinalando alguns marcos e referindo teóricos, críticos culturais e centros de investigação de referência que influenciaram a sua abordagem inovadora, sobretudo pela sua acentuada vertente crítica e engajada e natureza e práticas interdisciplinares. Num segundo momento, discutiram-se limitações inerentes aos estudos culturais, bem como o seu potencial de inovação epistemológica e metodológica e de impacto socio-cultural no contexto académico atual. Num terceiro momento preparatório de um exercício prático, foram apresentados exemplos concretos de “textos” culturais visuais, nomeadamente registos fotográficos e uma instalação de vídeo e artefactos culturais, para ilustrar questões ideológicas e metodológicas colocadas pela análise de culturas visuais e materiais.

Num terceiro momento, as/os participantes foram convidados a visualizar um filme curto (8mins) e a proceder à sua análise como “texto” cultural seguindo um guião de leitura, experimentando a posição do crítico cultural. Dado o número de participantes, a discussão sobre as questões levantadas pelo texto e os desafios do guião de leitura foi partilhada entre todas/os as/os participantes e as duas facilitadoras, que também partilharam as suas leituras pessoais. Tanto as potencialidades como os desafios foram debatidos a partir das perspetivas e experiências das facilitadoras e de algumas/uns participantes, o que enriqueceu a discussão. Num quarto momento levantaram-se questões sobre a possível relação destes métodos/metodologias com abordagens teóricas, métodos e ferramentas usadas pelas/os participantes. No final da sessão, as moderadoras entregaram uma ficha individual sobre questões desta natureza e a aplicabilidade destas abordagens a projetos desenvolvidos pelas/os participantes e a decorrer no CES para ser preenchida pelos participantes e entregue a posteriori.

O relatório completo encontra-se disponível aqui.

 


Ciclo de Metodologias

Roda de Saberes I