Sessão pré-Simpósio EDiSo

Os Discursos do Presente: de que falamos quando falamos de discurso?

17 de junho de 2015, 14h00

Sala 1, CES-Coimbra

Luis Enrique Alonso Benito

Doutorado em Economia pela Universidade Autónoma de Madrid, é, desde 2001, professor no Departamento de Sociologia da Universidade Autónoma de Madrid. Tem experiência de ensino em várias universidades internacionais, tais como, Southbank (Londres), Paris IX (Dauphine) e Paris I (Laboratoire Georges Friedmann), Xalapa (Veracruz, México) e na República do Uruguai. Especializou-se em sociologia económica, análise sociológica e investigação dos fenómenos da ação coletiva e movimentos sociais, realizando pesquisas sobre estas questões no contexto da União Europeia. Foi investigador visitante na Universidade de Paris-Nanterre, École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, Buenos Aires (CONICET), Universidad Nacional de Colombia, em Bogotá, Université Libre de Bruxelas e Cardiff University.

Da sua obra publicada sobre temas como teoria sociológica, consumo, emprego, regulação, (entre outros, sobre Bourdieu, Baudrillard, Rifkin), destaca-se Los discursos del presente. Un análisis de los imaginarios sociales contemporáneos. Madrid, Siglo XXI, 2013 (com Carlos Jesús Fernández).


Luísa Martín-Rojo

Professora de Linguística na Universidade Autónoma de Madrid (UAM). Especialista em sociolinguística, multilinguismo e comunicação intercultural, participou em vários projetos de investigação sobre a gestão da diversidade linguística e cultural. Tem estudado as representações sociais dos imigrantes no discurso da imprensa, no discurso parlamentar e no quotidiano, e o seu impacto social; tendo sido nomeada perita nacional, pelo Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (UE).

Membro do Comité Científico da Associação Internacional de Pragmática (IPrA), da Fundação CRITICS (Centers for Research into Text/Talk, Information, and Communication in Society) e presidente da Junta Diretiva da Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade (EDiSo). Lidera ainda um grupo de pesquisa interdisciplinar na UAM - Multilingüismo, Identidades sociales, Relaciones interculturales y Comunicación (MIRCO):

http://www.ffil.uam.es/mirco/miembros-mirco.php

Com vasta obra publicada, co-editou, recentemente (Março de 2015), A Sociolinguistics of Diaspora: Latino Practices, Identities and Ideologies (London: Routledge).
 

Melissa G. Moyer

Professora de Linguística Inglesa na Universidade Autónoma de Barcelona. Lidera o grupo de investigação CIEN (Communicación Intercultural Estratégias de Negociación), da Universidade Autónoma de Barcelona e é Investigadora Principal de projetos como “Multilinguismo e mobilidade. Práticas linguísticas e construção de identidade”, "Gestão do multilinguismo em espaços institucionais" e "Gestão do acolhimento linguístico de recém-chegados numa instituição pública, numa instituição não-governamental e numa instituição privada”. A sua investigação atual centra-se nos estudos da linguagem e mobilidade, com especial atenção para a análise das práticas linguísticas e estruturação social que ocorrem sob a alçada do Estado Nação. A sua pesquisa compreende ainda a forma como as ideologias institucionais configuram políticas e práticas de multilinguismo.

Co-organizou em 2013 Migration and Social Inequalities. A Critical Sociolinguistic Perspective on Institutions and Work (com Alexandre Duchêne e Celia Roberts), Bristol: Multilingual Matters; e, em 2008, The Blackwell Handbook of Research Methods in Bilingualism and Multilingualism. Oxford: Blackwell (em colaboração com Li Wei).