Apresentação e discussão da versão preliminar do 2º Relatório do Observatório sobre Crises e Alternativas

Financeirização da Economia Portuguesa

28 de abril de 2015, 17h30

Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian | Lisboa

Enquadramento

A estagnação e a crise da economia portuguesa, num contexto de endividamento crescente, não podem ser separadas do aumento do peso e do poder do sector financeiro, processo conhecido por financeirização do capitalismo. Este seminário pretende discutir com académicos e atores políticos e sociais relevantes a investigação em curso no Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais, no âmbito da elaboração do seu segundo relatório anual.
O seminário centrar-se-á na análise do processo geral de financeirização da economia portuguesa, mas também das suas repercussões concretas em dois sectores muito particulares, mas extraordinariamente estratégicos: a água e a habitação. Pretendemos discutir como estes dois sectores foram transformados pela sua relação com a finança e perspetivar criticamente a sua evolução futura no quadro do neoliberalismo dominante.
A partir deste diagnóstico explorar-se-ão as alternativas de reconfiguração das políticas públicas, em especial das que estão relacionadas com o sector financeiro e com a provisão de bens essenciais.


Inscrições

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias através de formulário online