Mostra Cinematográfica

Ecologia e lutas sociais: homenagem a Chico Mendes (1944-1988)

4 e 5 de dezembro de 2013

Teatro da Cerca de S. Bernardo e Casa das Caldeiras (Coimbra)

Sinopses

Chico Mendes, eu quero viver
(Dir. Adrian Cowell, 56 min, 1989)
Sinopse: O filme mostra a trajetória de Chico Mendes, líder seringueiro no Acre, em defesa da Amazônia. Com registros feitos entre 1985 e 1988, acompanhamos Chico Mendes na organização dos seringueiros em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, e na luta pela demarcação das primeiras reservas extractivistas na Amazônia. O filme mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mundo.
http://imagensamazonia.pucgoias.edu.br



Financiando o Desastre: Com Chico Mendes (Dir. Adrian Cowell, 15 min, 1987)
Sinopse: Em 15 minutos aborda-se de maneira crítica a política ambiental do Banco Mundial para a Amazônia, com enfoque na devastação promovida pelo seu financiamento com depoimentos de Chico Mendes.
http://imagensamazonia.pucgoias.edu.br


Delta Force (Dir. Glenn Ellis, 56 min, 1995)
Sinopse: Delta Force segue o documentário sobre os Campos de perfuração, e a luta do povo Ogoni contra a Shell na defesa das suas terra. Liderados pelo escritor Ken Saro-Wiwa, mais tarde detido ilegalmente e executado, denuncia-se a estreita relação entre a Shell e a ditadura militar nigeriana. Testemunha-se os ataques militar às comunidades Ogoni, e documenta-se a devastação ambiental. Grande parte do documentário conta ainda com filmagens secretas da própria comunidade Ogoni durante esse período.


Taking Root: A Visão de Wangari Maathai (Dir. Alan Dater e Lisa Merton, 80 min, 2012)
Sinopse: Taking Root conta-nos a história do Movimento Cinturaão Verde do Quênia e da sua fundadora Wangari Maathai, a primeira ambientalistas e mulher africana a ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Num documentário dramático sobre os confrontos dos anos 80 e 90, emerge a determinação contagiante de Maathai e a sua coragem inabalável.
http://takingrootfilm.com


Matando por Terras (Dir. Adrian Cowell, 56 min, 1991)
Sinopse: Filmado na fronteira leste da Amazônia, ao longo da rodovia Belém Brasília, durante o período em 1986 em que foram assassinadas mais de 100 pessoas. Os grandes fazendeiros, prestes a perder os benefícios adquiridos durante o governo militar, contratam pistoleiros para expulsar grupos de sem-terra acampados. Casas queimadas, assassinatos, famílias expulsas: fatos que levam à retaliação dos sem-terra com queimadas de pastos e protestos, forçando os pistoleiros a abandonar o local e à partilha das terras por intermédio do Incra.
http://imagensamazonia.pucgoias.edu.br


Wira Pdika (Dir. Samarendra Das e Amarendra Das, 124 min, 2005)
Sinopse: Wira Pdika, significa em Kui (língua fala pelos Dongria Kondhs de Odisha), “Vermes da terra, pessoas da companhia”. O filme aborda a resistência da comunidade no estado de Odisha, na Índia, contra a mineração e empresas metalúrgicas que tem explorado a riqueza mineral e florestal de Odisha para aumentar estatísticas económicas neoliberais da Índia. Wira Pdika tenta colmatar a lacuna colossal entre a voz serena da terra e o barulho distorcido da grande média.


No Land, No Food, No Life (Dir. Amy Miller, 75 min, 2013)
Sinopse: No Land propõe o fim do "Land Grab", a expropriação ilegal de terras, e revela a necessidade da defesa das comunidades agrícolas e da agricultura familiar sustentável. O documentário dá voz direta às pessoas afetadas, combinando histórias pessoais e mostrando como pequenos agricultores lidam com a perda da terra e o processo de expropriação. No Land, faz cinema direto na organização de comunidades para lutar contra a grilagem.
http://nolandnofoodnolife.com