Film Session

Ecology and social struggles: Homage to Chico Mendes (1944-1988)

December 4 and 5, 2013

Teatro da Cerca de S. Bernardo and Casa das Caldeiras (Coimbra)

Synopsis

No Land, No Food, No Life (dir. Amy Miller, Canadá, 2013, 75 min)
Filme propõe o fim do "land grab", grilagem de terras mundial, para a defesa de comunidades agrícolas e agricultura familiar sustentável. O documentário dá voz direta para as pessoas afetadas, combinando histórias pessoais mostrando como os pequenos agricultores lidam com a perda da terra e o processo de expropriação, e faz cinema direto da organização de comunidades para lutar contra a grilagem.

Carbon Rush (dir. Amy Miller, Canadá, 2012, 90 min)
Centenas de usinas hidrelétricas no Panamá. Incineração de lixo na Índia. Liberação de biogás na extração do óleo de dendê em Honduras. Plantações de eucalipto por causa do carvão no Brasil. O que esses projetos têm em comum? Todos ganham créditos de carbono por receber a poluição gerada em outro lugar. Investigar o impacto dessas transferências e questionar sua efetividade na redução de poluição são os objetivos desse documentário. De indígenas a camponeses assassinados, o espectador é convidado a conhecer vários povos afetados pela multibilionária indústria de carbono.

Wira Pdika (dir. Samarendra Das e Amarendra Das, 2005, 124 min)
Este filme aborda a resistência de comunidades no estado de Odisha, na Índia, contra a mineração de bauxita.

Mataram a irmã Dorothy (dir. Daniel Junge, 2008, 94 min)
Em fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, de 73 anos, foi brutalmente assassinada. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia, a freira americana foi morta com seis tiros no interior do Pará. O documentário revela os bastidores do julgamento dos assassinos de Dorothy e investiga as razões de sua morte.

Chico Mendes, eu quero viver (dir. Adrian Cowell, 56 min, 1989)
Mostra a trajetória de Chico Mendes, líder seringueiro no Acre, em defesa da Amazônia. Com registros feitos entre 1985 e 1988, acompanhamos Chico Mendes na organização dos seringueiros em defesa da floresta, no nascimento da Aliança dos Povos da Floresta, e na luta pela demarcação das primeiras reservas extrativistas na Amazônia. O filme mostra, ainda, a trama armada para seu assassinato e as repercussões no Brasil e no mu

Financiando o Desastre Parte III – com Chico Mendes (dir. Adrian Cowell, 1987)
Aborda de maneira crítica a política ambiental do Banco Mundial para a Amazônia, enfocando a devastação feita sob seu financiamento com depoimentos de Chico Mendes.

Matando por Terras (dir. Adrian Cowell, 56 min, 1991)
Rodado na fronteira leste da Amazônia, ao longo da rodovia Belém Brasília, em 1986, período em que foram assassinadas mais de 100 pessoas. Grandes fazendeiros, prestes a perder benefícios adquiridos durante o governo militar, contratam pistoleiros para expulsar grupo de sem-terra acampado. Casas queimadas, assassinatos, famílias expulsas: fatos que levam à retaliação dos sem-terra com queimada de pastos e protestos, forçando os pistoleiros a abandonar o local e à partilha das terras por intermédio do Incra. Contudo, a eficácia de tais medidas só dura até o assassinato de mais dois sem-terra e de uma criança de três anos. Nem mesmo a polícia ousa enfrentar os assassinos e a justiça libera os mandantes do crime por falta de evidências. Uma entrevista com o pistoleiro mais famoso da região, conhecido por ter assassinado mais de 300 pessoas, deixa evidente que a justiça não alcança pistoleiros e latifundiários.