Publishing without perishing: Práticas e estratégias para publicação académica

João Rodrigues

Mathias Thaler

11 de janeiro de 2012, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A publicação dos resultados da investigação em revistas académicas é uma prática instituída, que permite a avaliação e escrutínio críticos pelos pares, sendo por isso uma das principais tarefas que os jovens investigadores têm de enfrentar. Este seminário pretende discutir as melhores formas de abordar este desafio e as armadilhas a evitar.

Notas biográficas

João Rodrigues é economista e investigador do CES onde integra o Núcleo de Estudos sobre ciência, Economia e Sociedade (NECES). Doutorado pela Universidade de Manchester com uma tese intitulada “Are Markets Everywhere? Ludwig von Mises, Friedrich Hayek and Karl Polanyi”. O seu trabalho de investigação incide na análise das relações entre as instituições económicas, o comportamento humano e a moralidade e no escrutínio dos principais contributos teóricos por detrás do chamado projeto neoliberal. Tem artigos publicados nestas áreas em revistas científicas nacionais e internacionais.

Mathias Thaler
- Anteriormente à posição que detenho atualmente, fui investigador pós-doutorado na Academia Austríaca de Ciências (2007/2008) assim como investigador no Centre for Ethics da University of Toronto (2006/2007). Obtive o mestrado e doutoramento em filosofia pela Universidade de Vienna (Áustria), estando afiliado ao Instituto de Ciências Humanas (IWM). Enquanto doutorando frequentei a École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris) e UC Berkeley (Califórnia). Nos últimos dois anos recebi o Prémio de Doutoramento da Academia Austríaca de Ciências, uma bolsa de doutoramento da Austrian Marshallplan e uma bolsa de pós-doutoramento do Ministério Austríaco para a Ciência, Educação e Cultura.

A minha agenda de investigação é bidimensional: Por um lado, interessa-me o domínio da filosofia intercultural. A dissertação de Mestrado adota um ponto de vista intercultural numa tentativa de vindicar teoricamente os direitos humanos em oposição à carga de relativismo cultural. Esta defesa dos direitos humanos é animada por uma abordagem impulsionada pelas questões canónicas do pensamento prático. É, a meu ver, antes de tudo, a complexidade de um mundo globalizado que torna inevitável o apelo a uma pluralidade de respostas com vários contextos. Desde 1999 tenho exercido funções de editor para a revista científica “polylog. Zeitschrift für interkulurelles Philosophieren”.

A minha segunda área de especialização recai no domínio da teoria política e justiça internacional. A dissertação de doutoramento examina três debates contemporâneos no que respeita a justiça internacional: intervenção humanitária, direitos humanos e cosmopolitismo. De uma forma direta, debato-me com os usos e abusos das ações dos discursos morais em contextos políticos que ultrapassam o estado nação. O livro foi publicado em 2008 com o título “Moralische Politik oder politische Moral?” pela editora alemã Campus.

Nota: Atividade no âmbito Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES) e Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP)