Sessão Cinematográfica

Missão académica a Angola’ (1929) de Maximino Correia e ‘Voyage en Angola’ (1929) de Marcel Borle

31 de março de 2012, 18h00

Anfiteatro de Zoologia do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Sessão especial de cinema histórico ambiental sobre África com projeção dos filmes:

- ‘Missão académica a Angola’ (1929) de Maximino Correia (FCTUC/Cinemateca Portuguesa);

- Voyage en Angola’ (1929) de Marcel Borle (DAV Biblioteca La Chaux-de-Fond, Suíça).

Sinopses: O filme de Maximino Correia, ‘A Missão Académica a Angola – alguns aspectos cinematográficos da viagem’, de 1929, foi encontrado no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra em 2004, e restaurado pela Cinemateca Portuguesa no ano seguinte, regista a missão académica a Angola do Professor da Universidade de Coimbra, Luis Carrisso. Sendo escassas as imagens coloniais deste período que sobreviveram, este filme é um valioso documento histórico, que aqui apresentamos como contraponto filme ‘Voyage en Angola’, de Marcel Borde, realizado pela missão de naturalistas suíços no mesmo ano, e também este recentemente restaurado pelo Musée de Histoire  Naturelle  de  La-Chau- de-Fonds.  Curiosamente, a equipa dos naturalistas suíços cruzara-se em Angola, em 1928, com uma Missão Cinegráfica portuguesa enviada a África com o objectivo de recolher imagens para exibir na Exposição Ibero-Americana de Sevilha. Nesta sessão haverá oportunidade de confrontar estes diferentes olhares sobre Angola, então colónia portuguesa.

Comentário e debate com Paula Meneses (CES) e Joana Pimentel (Cinemateca Portuguesa).

No âmbito do “Encontro Internacional de História Ambiental Lusófona”.

Entrada livre.

Integrado na XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra

Coorganização: Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Reitoria da UC.