Cecilia MacDowell Santos

Nota biográfica

Cecília MacDowell Santos é Doutorada em Sociologia pela Universidade da Califórnia-Berkeley e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e Professora Catedrática do Departamento de Sociologia da Universidade de São Francisco (USF), na Califórnia, EUA. No CES, leciona nos programas de doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" and "Sociology of the State, Law, and Justice". Os seus actuais interesses de investigação centram-se em dois temas: discursos e práticas sobre violência contra mulheres e mobilização dos direitos humanos em escalas local, nacional e transnacional. No âmbito da primeira temática, tem vindo a realizar estudos sobre as relações entre o Estado, o sistema de justiça criminal e os movimentos de mulheres no Brasil, com enfoque nas leis e políticas de enfrentamento à violência doméstica contra mulheres. Com relação ao segundo tema, tem realizado estudos sobre a mobilização transnacional dos direitos humanos das mulheres, dos direitos indígenas e do direito à memória política, especialmente nos contextos do Brasil e do sistema interamericano de direitos humanos. Também tem realizado estudos sobre a mobilização jurídica transnacional dos direitos humanos no contexto português e europeu. É autora de Women's Police Stations: Gender, Violence, and Justice in São Paulo, Brazil (Palgrave Macmillan, 2005); organizadora de A Mobilização Transnacional do Direito: Portugal e o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (Edições Almedina, 2012); co-organizadora de Violências contra Mulheres, Feminismos & Direitos: Análises Interseccionais e Decoloniais (Editora Lumen Juris, 2023), Quem Precisa dos Direitos Humanos? Precariedades, Diferenças, Interculturalidades (Edições Almedina, 2019), Desarquivando a Ditadura: Memória e Justiça no Brasil (Editora Hucitec, 2009) e Repressão e Memória Política no Contexto Ibero-Brasileiro: Estudos sobre Brasil, Guatemala, Moçambique, Peru e Portugal (Ministério da Justiça do Brasil, 2010). Tem inúmeros artigos publicados em livros e revistas internacionais peer-reviewed, incluindo Latin American Research Review, Latin American Perspectives, Cadernos PAGU, Revista Estudos Feministas, Journal of Human Rights Practice, Sur-International Journal on Human Rights, entre outras.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Santos, Cecilia MacDowell; Campos, Carmen Hein de (2023), Introdução, in Santos, Cecília MacDowell; Campos, Carmen Hein de (org.), Violências contra Mulheres, Feminismos & Direitos: Análises Interseccionais e Decoloniais. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1-16

Livro